domingo, 9 de outubro de 2016

Você sabia que o ditado “um olho no padre e o outro na missa” surgiu em Niterói?


Por Juliana Rodrigues - 8º período


Esse famoso ditado popular surgiu no século XVII, dentro da capela de Nossa Senhora de Santa Bárbara, localizada na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, no município de Niterói.  No ano de 1612, o padre obteve uma brilhante ideia que pudesse deixar os soldados ainda mais atentos tanto a missa quanto as invasões inimigas.

Reza a lenda que os soldados que estavam de plantão, precisavam assistir a missa, mais também, deviam  estar atentos a qualquer tentativa de invasão dos inimigos. Na capela, dessa principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara, existia uma janela que ficava a esquerda do padre e com vista para o mar. Portanto, se houvesse uma possível tentativa de invasão, o padre avisava a todos os soldados que voltariam para os seus postos, e por isso, que todos os combatentes que estavam de plantão assistindo a celebração católica ficavam com “um olho no padre e um olho na missa”.




A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é o segundo ponto turístico mais visitado de Niterói. (Foto: Juliana Rodrigues)



Além dessa história, há inúmeras outras guardadas a sete chaves dentro da Fortaleza. Guarnecida até os dias de hoje, ela atrai uma média de 2 mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com duração de cerca 45 minutos. O horário de funcionamento é de terça a domingo, 10 hrs ás 17:30 hrs.

 As visitas partem da capela da Nossa Senhora de Santa Bárbara e seguem pela bateria de canhões passando pelas antigas celas. Beto Gonçalves e Guiseppe Garibaldi, lideres da Revolução Farroupilha, são exemplos de presos famosos que ficaram em uma das celas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário