domingo, 2 de outubro de 2016

Você sabia que existe uma ferramenta que mapeia os pontos mais críticos de violência contra a mulher no Brasil?

Juliana Rodrigues - 8º período

  Criada no ano de 2013 pelo blog Think Olga, a campanha "Chega de Fiu Fiu" é um movimento social que promove a defesa contra o assédio sexual em locais públicos. A campanha começou por meio de postagens ilustrativas veiculadas às redes sociais. Ela teve um grande alcance de compartilhamentos, o que resultou na propagação desse movimento pelo Brasil e deu origem a ideia do mapa "Chega de Fiu Fiu" — uma ferramenta que mostra geograficamente os locais onde casos de assédios foram registrados e os motivos por trás de tais atos.






   Esse mapa tornou-se conhecido, ganhando maior visibilidade quando foi divulgado o resultado de uma pesquisa de opinião feita pela jornalista e fundadora do blog Think Olga, Juliana de Faria, que abordava as inconfundíveis cantadas de rua. Esperava-se que algumas dezenas de participantes a respondessem, mas, após duas semanas, mais de oito mil mulheres responderam a pesquisa, surpreendendo a todos não só pelo número de respostas concedidas, mas também, pelo número encontrados ao final da apuração. Cerca de 98% delas já haviam sofrido assédio, seguido de 83% que não achavam as cantadas algo legal, enquanto os outros 90% afirmaram já terem repensado e trocado de roupa antes de sair de casa com medo de sofrerem algum tipo de violência na rua.



De caráter inteiramente social, com o mapa "Chega de Fiu Fiu", a vítima ou testemunha pode relatar o local, o horário e o porquê sofreu o assédio ou como testemunhou o caso. Racismo, estupro, ameaça, homofobia, tráfico de mulheres e violência doméstica também são exemplos de violência que podem ser apontados no mapa.

Há registros de casos bem sucedidos e histórias que foram transformadas com a ajuda dessa ferramenta. Temos como exemplo uma situação onde uma das denunciantes era frequentadora de um bar em São Paulo. Ela coletou alguns dos casos de assédios que foram registrados naquele local e levou até o dono do estabelecimento, reivindicando providências.

No blog Think Olga, é possível encontrar esse mapa e descobrir se na sua região ou nos lugares que você frequenta, possui índices de violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário