Daniel Soares
7º Período
No começo deste mês, a Fundação Telefônica, Instituto Natura e o instituto LABi, lançaram o Inova Escola. Mais do que uma coletânea de casos bem-sucedidos de inovação, ou ainda um passo-a-passo para inspirar quem é apaixonado por educação, Inova Escola é uma publicação que apresenta sugestões, orientações e evidências de transformações em escolas nacionais e internacionais, incluindo as que integram projetos como “Escolas que Inovam” e “Escolas Rurais Conectadas”.
A publicação tem como intuito incentivar, provocar e disseminar a adoção e o compartilhamento de práticas inovadoras em escolas onde exista o desejo de transformação, uma vez que o modelo de ensino tradicional se mostra cada vez menos eficaz e desinteressante para os jovens de hoje.
A principal missão na construção do material é a busca de transformações que melhorem a qualidade da educação que hoje é oferecida aos jovens. Uma educação que os prepare, de fato, para serem cidadãos do século XXI. Há muita coisa acontecendo, muita gente buscando o mesmo, traçando os próprios caminhos e chegando a soluções bem diferentes umas das outras. Era preciso entender melhor como esses processos acontecem na prática, no dia a dia. Eles foram então conhecer mais de perto experiências de transformações em mais de 30 escolas, consideradas referências na inovação educacional no Brasil e no mundo.
Essas experiências mostraram que, independentemente de quaisquer fatores, a inovação só aconteceu quando aquela ideia, mesmo que pequena e despretensiosa, conquistou quem estava ao seu redor, fazendo com que todos se sentissem pertencentes e responsáveis pela transformação, resultando em novas ideias, que engajaram ainda mais pessoas.
As perguntas iniciais que nortearam a pesquisa – presencial ou em forma de pesquisa on-line – foram feitas sempre com o objetivo de se chegar o mais perto possível do “como” aconteceram os processos nas escolas. Foram ouvidos diretores, professores, coordenadores pedagógicos e estudantes e, claro, não foi encontrada uma receita mágica para compartilhar com você. Não há fórmula para que a transformação aconteça instantaneamente na escola.
É proposto às escolas que inovem! Dê visibilidade à inovação que está participando. Procurem sempre saber o que outras escolas estão fazendo, como estão inovando, troque experiências. Alimente a cultura da inovação: indique leituras, vídeos, experiências. Estimule a equipe da sua escola a postar (em murais físicos ou virtuais) suas experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário