Daniel Soares
7º Período
Uma pesquisa divulgada ontem pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior)apontou que cerca de 50,5% de jovens que planejam ingressar em uma universidade não têm condições financeiras de pagar uma mensalidade integral do curso. Já 37,3% conseguem custear mensalidades de um curso superior numa faculdade particular e 12,2% disseram que talvez tinham condições. A pesquisa foi realizada com mil pessoas pelo Brasil com ensino médio completo e com idade entre 18 e 30 anos.
O estudo tratou também da redução de investimentos na educação pelo governo federal e a maioria das pessoas participantes da pesquisa, cerca de 75%, disse que é contrária ao corte. Sobre a cobrança de mensalidades por universidades públicas, mais da metade (57,3%) também foi contra a proposta.
A pesquisa apontou que a maioria das pessoas optam por uma universidade pública. “Essa questão mostra a importância do estado como agente que permite a inclusão social através da educação”, conta o cientista político Adriano Oliveira. Ele ainda afirma: “Se no Brasil fosse o mesmo sistema dos Estados Unidos (onde universidades públicas cobram mensalidade), esse sentimento de que as privadas têm qualidade inferior à pública não existiria”. Para Janguiê Diniz, presidente da ABMES, as faculdades privadas “têm alcançado melhores índices de qualidade”.
Quanto a participar de algum programa de auxílio de custos de uma faculdade particular, em relação aoProUni (Programa Universidade para Todos) – que concede bolsas parciais e integrais, tendo por base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9% tentariam ingressar no programa, 38,1% não têm interesse no auxílio e 4% não definiram a resposta. Já sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), 50,3% dos entrevistados tentariam esse programa, 41,4% não tentariam e 8,3% não souberam responder. O Fies é um empréstimo realizado pela Caixa e pode cobrir até 100% da mensalidade, dependendo da renda familiar, e o estudante paga juros de 6,5% por ano até a conclusão do curso.
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