terça-feira, 18 de outubro de 2016

Exposição "Liberdade"



Rebeca Amorim
7º Período

Exposição "Liberdade"
(Foto: Rebeca Amorim)
Você conhece aquela música: "Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós, e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”? O Fotógrafo Henrique Esteves abriu caminho para esse assunto com sua exposição “Liberdade!” que representa a Umbanda e a luta contra injustiças e preconceitos diretamente ligados às religiões afrodescendentes.

A umbanda é uma religião que nasceu há mais de 100 anos no Brasil e absorveu conceitos cristãos, afros e indígenas. Considerada como “religião que fala aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos.” Zélio Fernandino de Morais
Exposição "Liberdade"
(Foto: Rebeca Amorim)

Exposição "Liberdade"
(Foto: Rebeca Amorim)

Exposição "Liberdade"
(Foto: Rebeca Amorim)


Henrique mostra a fé, a religião, o respeito e os costumes através da sua exposição. Segundo a Coordenadora do Museu da Justiça, Ana Cohen “Conheci o Henrique na comemoração da consciência negra onde vi o trabalho dele. Como a questão da liberdade religiosa é um tema atual, percebi a relevância de abrir esse diálogo com o público através da exposição no Museu.”

Quando questionada sobre a responsabilidade de levar essa exposição ao Museu do Tribunal de Justiça e se essa experiência a trouxe liberdade, ela respondeu que “Com relação à coordenação, propor para a instituição abraçar essa proposta foi libertador. Acredito que a liberdade requer responsabilidade, e isso tem haver com ter consciência da importância do trabalho que se quer mostrar. Ficamos sempre atrelados ao direito como tema principal das exposições, porém, faltava dar voz a visão do artista que é a expressão livre dos entraves formais da instituição. Dar espaço a essas vozes me traz liberdade.”


Exposição "Liberdade"
25/07 a 26/10
3ª andar – Sala de Exposições
2ª a 6ª das 10h às 18h
Sábados das 13h às 17h
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário