Fotos: Flavia Godinho
Pai compartilhando momento de leitura com os filhos
|
Livrarias investem em espaço reservado para a criançada,
aumentando a vontade dos pequenos à leitura.
|
Compartilhar um momento de leitura com os pequenos estabelece uma ligação especial entre ambas as partes. O hábito da leitura deve ser introduzido desde o berço, com persistência e determinação. É aconselhável tirar um momento longe de qualquer distração, fazendo com que a criança tenha prazer na leitura, não precisa esperar a criança saber ler para ela ganhar um livro, existe livros para todas as idades, até sem texto, só ilustrações, estimulando a fala da criança.
O crescimento desse público, tem feito as editoras infantis aumentarem a sua produção e também melhorar a qualidade. Ao passear pelas livrarias podemos observar uma abundancia de livros repletos de ilustrações e temas interessantes e com um cantinho direcionado para a criançada despertar ainda mais o interesse a esse mundo mágico da leitura.
Mesmo com os pais mais sensível a esse assunto, de acordo com dados da Unesco (2005), somente 14% da população tem habito de ler, então podemos afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Diante desse entendimento, esperamos que a escola desenvolva na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação, despertando em uma época cheia de tecnologias o interesse a leitura.
Que os livros ocupem cada vez mais espaço nos quartos das crianças, demonstrando a consciência do adulto com a leitura dos pequenos, ajudando a construir um mundo melhor, essa geração será eternamente agradecida por isso.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Cultural em parceria com o Datafolha em 2012, aponta que é praticamente um consenso entre a população brasileira, a importância de incentivar crianças de até cinco anos a gostar de ler. Dentre os entrevistados, 81% dos pais reconhecem a importância da leitura na construção do perfil social, ético, intelectual e cultural de suas crianças e 30% afirmaram que esse hábito ajuda na preparação para o mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário