quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Transtornos de Sociopatia e Psicopatia na Sociedade
Eduardo Macedo/ 6° Período/ Campus Madureira.


O setembro amarelo que tratava sobre a prevenção do suicídio já passou, mas existem outros problemas que envolvem o psicológico humano que merecem também um pouco de atenção da sociedade. Estou falando da psicopatia e da sociopatia, dois males que muitas pessoas não conseguem entender, algumas tentam tratar desses problemas como se fossem algo diferente, mas a verdade é que encontrar a diferença entre esses dois problemas é complicado, pois os dois termos são sinônimos para um tipo específico de transtorno de personalidade.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o termo oficial para designar um psicopata ou sociopata é personalidade dissocial ou antissocial. "A psicopatia é um termo muito confuso historicamente, sendo que, hoje, se refere a apenas um dos oito transtornos de personalidade existentes", pelo menos é o que diz o psiquiatra forense Daniel Martins de Barros, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ou seja, a associação que, em geral, fazemos do termo psicopata com um assassino frio, como um serial Killer, não passa de um mau uso do temro.


Cena icônica do filme O Iluminado, em que o personagem  Jack Torrance, interpretado pelo autor Jack Nicholson, tem um surto psicótico. 


A sociopatia e a psicopatia não são ainda totalmente compreendidas, mas de acordo com pesquisadores e estudiosos da área, sabe-se que são diferentes. Sendo assim, os profissionais da área de saúde mental, focam em estudar sobre o transtorno de personalidade antissocial, que engloba as duas condições, embora elas não sejam diagnosticáveis separadamente por terem algumas características em comum, incluindo:


  • desrespeito à lei e às normas sociais
  • violação dos direitos de outras pessoas
  • impossibilidade de sentir remorso ou culpa
  • tendência a comportamentos violentos 
Além de manifestar os sinais apresentados logo acima de transtorno de personalidade antissocial, uma pessoa sociopata também exibe outras características, geralmente relacionadas a uma deficiência, enquanto a psicopatia pode ser descrita como a total falta de consciência. Esse tema tornou-se tão relevante que chegou a ser abordado em uma das novelas da Rede Globo de televisão, no horário nobre.

Seguindo essa linha de obras de ficção, existe uma vasta gama de obras literárias que explicam esses problemas e falam sobre esses assuntos na sociedade, tais como: Pequeno Manual de Psicopata, Como Identificar um Psicopata, Livro Diário de Um Psicopata entre outros. 

Porém, é importante que a sociedade tenha em mente que nem sempre ser um sociopata faz alguém necessariamente um criminoso ou uma má pessoa, sendo um diferencial para o psicopata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário