quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Número de moradores de rua aumenta nas ruas do Centro do Rio.

 
Alguns pontos do Centro do Rio de Janeiro se transformam em dormitórios para dezenas de moradores de rua.

Por Rodrigo de Barros Rodrigues - 6° período


Quem caminha pelo Centro do Rio de dia ou de noite não se surpreende com o novo levantamento sobre a população de rua. As pessoas dormem em qualquer pedaço de chão. Muitos nem têm a preocupação de se abrigar sob as marquises e alpendres que protegem as calçadas do sereno da noite. Acomodam-se ao relento, inclusive no canteiro que separa as pistas da Avenida Presidente Vargas.
Porém, tão importante quanto achar um cantinho para forrar com papelões e deitar, é encontrar um lugar seguro de pessoas, que segundo os moradores, cultivam o terrível hábito de despertá-los com chutes. Até policiais e guardas municipais, dizem. Mais de 14 mil pessoas estão em situação de rua no Rio. Esse número triplicou em três anos. Em 2013, eram cerca de 5.580 e no final de 2016 já eram 14.279 – um aumento de 156% neste período.
  De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, metade da população que vive nas ruas saiu de outros estados para tentar a vida na capital fluminense, mas com o desemprego em alta, não conseguiu se inserir no mercado de trabalho. 

Confira mais informações assistindo o vídeo em: https://youtu.be/TcnVoXJ9nRI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário