quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O bicho vai pegar

Por Isabelle Patrícia Bezerra

7º período / Campus Madureira








Placa instalada pela Prefeitura com suporte para sacos descartáveis.

Instalação feita pelos moradores.


Ver cocô de cachorro em calçadas, praças, ruas, parques ou em qualquer outra área pública do Rio de Janeiro não é novidade para ninguém. Mas, esse "desleixo" pode render uma multa inicial de R$ 150 para o bolso. A lei municipal 4893/2008 está em vigor e alerta para a consciência ambiental que os tutores devem ter ao passear com os bichanos, até porque, mais do que sujar a Cidade, é uma questão de saúde pública.

O risco de contaminação de Bicho-Geográfico, em contato com a pele das pessoas, provocando entre outros sintomas, fortes diarreias. Esse é apenas um dos exemplos das inúmeras zoonoses que as pessoas podem contrair só por pisar distraidamente em um desses resíduos. E quando o assunto são as crianças, que possuem um sistema imunológico mais frágil, o problema pode ser ainda maior.

Na Rua José Sombra, no bairro de Irajá, foi intalado pela Prefeitura da Cidade, uma placa com um aviso sobre a multa, e os riscos de contaminação. Os moradores do condomínio Santos Drummont, reforçaram a campanha de um jeito bem criativo: fizeram seu próprio mecanismo de retirada e reposição de sacolas com materiais recicláveis e como adendo um depósito de filtros de cigarros.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário