Ver cocô de cachorro em calçadas, praças, ruas, parques ou em qualquer outra área pública do Rio de Janeiro não é novidade para ninguém. Mas, esse "desleixo" pode render uma multa inicial de R$ 150 para o bolso. A lei municipal 4893/2008 está em vigor e alerta para a consciência ambiental que os tutores devem ter ao passear com os bichanos, até porque, mais do que sujar a Cidade, é uma questão de saúde pública.
O risco de contaminação de Bicho-Geográfico, em contato com a pele das pessoas, provocando entre outros sintomas, fortes diarreias. Esse é apenas um dos exemplos das inúmeras zoonoses que as pessoas podem contrair só por pisar distraidamente em um desses resíduos. E quando o assunto são as crianças, que possuem um sistema imunológico mais frágil, o problema pode ser ainda maior.
Na Rua José Sombra, no bairro de Irajá, foi intalado pela Prefeitura da Cidade, uma placa com um aviso sobre a multa, e os riscos de contaminação. Os moradores do condomínio Santos Drummont, reforçaram a campanha de um jeito bem criativo: fizeram seu próprio mecanismo de retirada e reposição de sacolas com materiais recicláveis e como adendo um depósito de filtros de cigarros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário