Escritor e editor faleceu nesta segunda (12).
Por: Yuri Matheus6º período.
Foto: Divulgação |
Nascido na cidade de Nova York em 28 de Dezembro de 1922, Lee começou a trabalhar na empresa que viria a ser conhecida como Marvel Comics, a Timely Comics, em 1939, como assistente de escritório, se tornando um editor interino para a companhia, no inicio dos anos 1940. Também serviu na Segunda Guerra Mundial como escritor e ilustrador.
No começo dos anos 60, com a ajuda do artista e escritor Jack Kirby, criou o Quarteto Fantástico, a pedido da empresa a qual trabalhava (Timely), que queria uma nova série que pudesse competir com a rival DC Comics e sua revista 'Liga da Justiça da América'.
Através do sucesso do Quarteto, alguns outros personagens foram sendo criados por Lee e seus amigos, como Hulk, Homem-Aranha, Doutor Estanho e os X-Men, esses últimos tratando de temáticas reais como preconceito, aceitação e respeito acima de tudo.
Stan era conhecido por dar a seus personagens e histórias um senso de humanidade, falar sobre problemas do mundo real e sempre tocar em pontos sensíveis. Ele também desenvolveu uma série de expressões para reconhecimento próprio, sendo um deles o famoso "Excelsior!", que é uma expressão em latim para "Grandioso, incrível, superior".
Com o sucesso de todos os seus personagens, Marvel Comics se tornou uma franquia extremamente popular e o escritor foi promovido a Diretor Editorial e Editor em 1972. Anos mais tarde, com o sucesso dos filmes de herói no inicio dos anos 2000, Lee se mudou para a Costa Oeste de Nova York, onde começou a atuar como representante da empresa algum tempo depois.
Em 2001, Stan criou uma empresa, POW! Entretenimentos, por onde lançou sua autobiografia, Excelsior! The amazing life of Stan Lee. Uma década depois, recebeu a Medalha Nacional das Artes, pelo presidente George W. Bush, em homenagem a sua contribuição a arte do país.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário