quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Campanha de vacinação contra a febre amarela vai até o fim de novembro

Natália Lima
6º período

Nesta segunda, dia 05, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro iniciou uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela. A vacina está disponível em todos os postos de saúde e também durante três finais de semana de novembro (dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25) nos jardins da Quinta da Boa Vista, sempre aos sábados e domingos, terá uma tenda com profissionais que atenderão das 8h às 17h.


Esse ano, já foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar 95% do público-alvo antes da chegada do verão, período em que pode ocorrer uma maior incidência da doença. Até o momento já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta.


A vacina não é indicada a bebês menores de nove meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas. As pessoas que já foram imunizadas com a dose fracionada, também não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidas.


Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações. Para mais informações  .



Nenhum comentário:

Postar um comentário