Douglas Wandekochen
sétimo período
Wandekochen
Profissionais da saúde passaram a manhã de ontem se preparando para os serviços de emergência.
Se cuidados e??m longo prazo com a saúde são valiosos, os de emergência são ainda mais. Nesse sentido, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Queimados participaram ontem de um treinamento para aperfeiçoamento de manejo de pacientes com hipertensão arterial e doença pulmonar crônica obstrutiva. O treinamento foi realizado no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes - CETHD e contou com a participação de enfermeiros, técnicos e condutores.
A iniciativa, vai ao encontro com a portaria nº1.010, de 21 de maio de 2012, que determina que o SAMU (192) deverá dispor de programa de capacitação permanente (Art. 11). A ideia é que os profissionais se renovem profissionalmente a cada capacitação, pois essa é a principal função dos treinamentos.
O treinamento tem em média 4h de duração e acontece a cada 15 dias, incluindo uma avaliação anual. De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes os treinamentos periódicos são extremamente essenciais tanto para a população quanto para os profissionais. “O foco é o serviço móvel de atendimento de urgência se renovar a cada dia e nossos profissionais se atualizarem sobre as técnicas que surgem ao longo do tempo, além de possibilitar que possamos saber do desempenho de cada um, que será avaliado pelo enfermeiro instrutor, que vai apontar seus erros e acertos diante de cada situação específica”, declarou.
Fábio Rodrigues, enfermeiro e instrutor do Núcleo de Educação Permanente do CISBAF, ministra todos os treinamentos, que são voltados, tanto para o público adulto, quanto pediátrico. “Fazemos tudo dentro das ambulâncias porque tudo é baseado na vivência e dia a dia, então posicionamos os equipamentos e fazemos as simulações, e é sempre dinâmico, além de gratificante”, conta o instrutor. Ainda segundo ele, as maiores demandas de emergência na cidade de Queimados tem sido com as gestantes e com pacientes com transtornos psiquiátricos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. O serviço é gratuito e funciona 24 horas
acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário