terça-feira, 31 de outubro de 2017

WhatsApp libera oficialmente a função de apagar mensagens

Por Sidney Araujo da Silva - 7° período- Madureira

Em testes há algum tempo, a opção teve seu lançamento na semana passada após o aplicativo adicionar uma página sobre a ferramenta em seu FAQ


O WhatsApp liberou hoje, de maneira oficial, uma nova opção ao usuário, a de apagar mensagens já enviadas. A função estava sendo testada desde março deste ano.

Com essa nova finalidade, a mensagem pode ser apagada antes ou depois de ter sido visualizada, seja no grupo ou em conversas privadas. Contudo, o aplicativo dá apenas 7 minutos ao usuário a opção de deletar a mensagem. Após esse período não é mais possível apagar.

O uso é bem prático e simples, basta clicar na mensagem e selecionar o ícone de lixeira, na parte superior da tela. Em seguida, uma janela será aberta com as opções “apagar para mim” ou “apagar para todos”. Assim que deletar a mensagem, o aplicativo informa aos membros da conversa que o conteúdo não está mais disponível. 


Essa aplicabilidade está liberada para usuários de iOS, Android, Windows Phone e WhatsApp Web. Para que o recurso possa ser utilizado, é necessário que todos da conversa tenham a última versão do mensageiro. 

Familiares e movimento Bangu pede a Paz prestam homenagem ao menino Kayo.

Familiares e moradores de Bangu prestam homenagem ao menino Kayo.

por Luis Carlos Afonso Pires, 7º período, Campus Madureira.
Fotos por Luis Carlos

Muitos devem se lembrar do menino Kayo da Silva Costa, 8 anos de idade, morto por uma bala perdida durante um confronto entre a polícia e bandidos durante uma tentativa de invasão ao fórum de Bangu, situado na Rua Silva Cardoso, centro do bairro. 
Na ocasião, o menino estava na companhia da avó e iria para escolinha de futebol. Eles esperavam o sinal fechar para atravessar a rua quando Kayo foi atingido por tiros. A perícia na época comprovou que os tiros partiram dos bandidos que se assustaram quando a viatura passava pela rua.


Familiares e autoridades reunidos em volta do monumento ao menino kayo.

Todos os anos, familiares e amigos tem se reunido no local onde aconteceu a fatalidade para relembrar o acontecido, e assim, também protestar contra a violência existente no bairro. Além de Caio, outras pessoas foram vítimas desse confronto, entre elas um policial. A avó do menino foi atingida por estilhaços.


Cartaz em homenagem ao menino.

O momento foi de muita comoção, e passado quatro anos da morte de kayo, a sensação ainda era de dor entre seus familiares, e também, entre todos aqueles que estavam no local e aderiram a homenagem, mas, também estava ali o pedido de paz no bairro na figura do menino Kayo, que recebeu a homenagem com direito a um monumento em seu nome, assim como a participação da banda do colégio Orion. 
A homenagem contou com o apoio e a participação de algumas autoridades locais, assim como foi lembrado também a morte do policial Alexandre Rodrigues de Oliveira onde foi lida uma mensagem de sua esposa. Tamanha era a emoção presente durante a cerimônia que muitas meninas que estavam tocando acabaram chorando, seu avô, Juamir Farias, sequer conseguiu falar ao microfonone.

Banda do Colégio Orion tocando durante a cerimônia.

Homenagem ao menino Kayo pintada no local.


Monumento e o movimento "Bangu pede paz".

O monumento em memória ao menino contou com o apoio do grupo "Bangu pede paz", um movimento liderado por Luiz Carlos "Carioca", que vem fazendo um trabalho pelo bairro sem qualquer apoio do governo ou de qualquer político, inclusive da região. Com a construção do monumento, o local foi redecorado com nova pintura, onde os próprios avós tomaram a iniciativa de fazerem todo o trabalho.
Depois do evento eu aproveitei para perguntar para um dos organizadores da homenagem, Luiz Carlos Carioca, sobre o movimento "Bangu pede a Paz" e sobre a homenagem ao menino.
(segue o áudio): https://soundcloud.com/luis-carlos-a-pires/luiz-carlos-carioca






segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A secretaria de educação abre pré - matriculas em escolas públicas estaduais

 Diego Medeiros Rocha -7° Período- Campus - Madureira  A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abre, nesta terça-feira, dia 31, o período de pré-matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas estaduais no ano letivo de 2018. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou diretamente pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência.
Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.
São mais de 1.200 unidades de ensino que estarão com oportunidades disponíveis nos próximos dias. O interessado, no momento da inscrição, poderá escolher unidades de Ensino Médio Regular ou escolas que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, além de unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O cadastramento da biometria na cidade do Rio de janeiro


Diego Medeiros Rocha, 7 período- Campus- Madureira O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou  uma campanha nas principais emissoras de rádio e televisão para incentivar o cadastramento biométrico no município do Rio. A presidente do tribunal, desembargadora Jacqueline Montenegro, esteve pela manhã na 4ª zona eleitoral, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, onde se cadastrou.
De acordo com a desembargadora, a biometria traz ainda mais segurança para a votação. Como cada pessoa tem digitais únicas, a tecnologia impede que um eleitor vote no lugar de outro. “Nossa expectativa é de que o eleitor do município do Rio tenha consciência da importância desse cadastramento e agende o quanto antes seu atendimento, evitando assim filas no futuro", explicou.

Números baixos
No município do Rio, até o momento, cerca de 6,5% dos 4.837.583 eleitores já realizaram a biometria, mas todos podem fazer o cadastramento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou hoje (18) uma campanha nas principais emissoras de rádio e televisão para incentivar o cadastramento biométrico no município do Rio. A presidente do tribunal, desembargadora Jacqueline Montenegro, esteve pela manhã na 4ª zona eleitoral, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, onde se cadastrou.
De acordo com a desembargadora, a biometria traz ainda mais segurança para a votação. Como cada pessoa tem digitais únicas, a tecnologia impede que um eleitor vote no lugar de outro. “Nossa expectativa é de que o eleitor do município do Rio tenha consciência da importância desse cadastramento e agende o quanto antes seu atendimento, evitando assim filas no futuro", explicou.

Campanha
Com o mote A digital de cada um faz a diferença, a campanha, que tem peças publicitárias veiculadas também por meio de cartazes e de posts nas redes sociais, traz ilustrações dos dedos das mãos caracterizadas em 30 personagens com diferentes atributos físicos, étnicos, culturais e sociais, representando a diversidade e multiculturalidade da sociedade brasileira.
O cadastramento dura menos de 15 minutos e deve ser agendado pelo site Tre-Rj por meio do telefone (21) 3436-9000. No momento do atendimento, o eleitor deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir).

Intolerância Religiosa

Por Luiz Ricardo Saldanha de Oliveira
7º período
Campus Madureira

Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado um crescimento da discriminação religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, como um...

A criação e sanção da Lei de nº 11.635, não surtiu o efeito desejado, pois após a promulgação desta lei os casos de intolerância religiosa vêm crescendo assustadoramente no Brasil.
As religiões de origem afras descendentes são os principais alvos dos extremistas, mas, também se observam casos de ataques a outras instituições religiosas como o Espiritismo, Catolicismo e outras.
Internet - Depredação do Túmulo de Chico Xavier
As causas para o crescimento da intolerância religiosa obedecem a mesma lógica, para o crescimento da intolerância em outras vertentes, qual seja, a presunção de achar-se “dono da verdade”, a ignorância e o desrespeito as opiniões contrárias, a disseminação do sectarismo desagregador e que não respeita a lógica do entendimento e da convergência, ou simplesmente a aceitação de estender ao outro o mesmo direito que desejo.

Internet 

Pensar diferente, ser autêntico e defender as suas idéias por mais incrível que possa parecer é visto por aqueles que se opõe que professam outra crença ou qualquer outro tipo de ideologia, como uma afronta. Discordar, ainda que seja feito de forma argumentativa, educada e respeitosa, irrita e causa desconforto naqueles que não concordam com o ponto de vista apresentado.
A tentativa de colonização do pensamento alheio encontra respaldo no chamado proselitismo religioso, onde um grupo tenta impor ao outro suas crenças e valores.
A retomada da consciência e do respeito às opiniões divergentes é imperativo, se objetivamos impedir que este mal se alastre de forma a causar danos maiores do que os que já temos observado. Para tal, basta que se cumpra a lei que está prevista na Constituição Federal de 1988 em seu Art.19, inc. I.  


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tumulto no aniversário Guanabara


Ana Beatriz Miranda Lopes
201402338147                           

                                                     foto: reprodução internet
                                           
Na manhã de sexta-feira (21), grandes filas se formaram antes da abertura dos portões da rede de supermercado, não havia mais carrinho de compras disponíveis para os clientes, que foi só início dos tumultos na unidade.  
                  https://youtu.be/XJEOeEVrFgQ

                                              Vídeo 

Aulão na Cidade das Artes transmitidas via web de graça

Ana Beatriz Miranda Lopes
201402338147     
                                                      https://youtu.be/a-t3sw_waqY            



terça-feira, 24 de outubro de 2017

Duelo de Gigantes - Fluminense x Flamengo - Sul Americana 2017

Por Luiz Ricardo Saldanha de Oliveira
7º período - campus Madureira



Internet



Nesta quarta-feira (25), Fluminense e Flamengo entram em campo para a disputada por uma das vagas para se tornar semifinalista da Copa Sul Americana. Os dois jogos serão realizados no Estádio do Maracanã, às 21:45 (horário de Brasília) amanhã e na próxima quarta-feira (01) de Novembro de 2017.

O Flamengo tem melhor campanha no campeonato brasileiro de 2017 onde ocupa a 7ª posição com 46 pontos, enquanto o Fluminense está na 13ª posição com 38 pontos.
Se levarmos em conta a posição na tabela do campeonato brasileiro e o investimento realizado pelos clubes, a lógica aponta para um amplo favoritismo rubro negro.

Ocorre porém, que quando estes dois gigantes do futebol brasileiro se encontram, prevalece a mística do Fla x Flu, onde a imprevisibilidade contraria as mais sensatas previsões, e a lógica quase sempre fica a margem das quatro linhas.



Flamengo e Fluminense disputam vaga na semi-final da Sul-AmericanaReprodução Twitter


Vale lembrar que mesmo com os dois jogos sendo no Maracanã, haverá gol qualificado como visitante, segundo o regulamento do torneio. Com as chaves já definidas, o Tricolor será mandante no jogo de ida e o Rubro-Negro na volta.


Grupo de teatro alegra Semana da Pedagogia da Universidade Estácio

Katarina Gadelha - 201408117193. Campus Madureira

       Um colorido diferente chegou à Estácio. O grupo de Teatro da Sociedade Síndrome de Down, com a participação de atores mirins, apresentou a peça “Sítio do Pica-pau Down Amarelo”, na quarta feira (11), no auditório do Campus Madureira.

       A apresentação foi feita para os alunos do Curso de Pedagogia, que tiveram a possibilidade de assistir o espetáculo com os pequenos atores que satirizou personagens clássicos e marcantes da infância de muita gente como as princesas da Disney, o Gato de Botas e Aladdin, entre outros. Essa turma enfrenta algumas dificuldades e acaba buscando abrigo no famoso sítio criado por Monteiro Lobato. A recepção dos convidados ilustres fica por conta do Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Dona Benta e a boneca de pano Emília.

Foto: Coordenadora de Pedagogia Débora Barreiros

         
Segundo o diretor do espetáculo, Rafael Bacelo, os atores oferecem uma troca com o público: “Isso é o resultado de todo o trabalho que eles desenvolvem durante o semestre. Importante destacar que eles ficam sabendo, na hora, e de forma direta, se o público gostou ou não. É muito positivo para cada um deles como indivíduos, eles transformam essa energia do aplauso e do agradecimento e isso mexe com a autoestima deles. Trabalho há três anos com portadores da Síndrome de Down e nunca tivemos uma reação negativa do público."

Foto: Coordenadora de Pedagogia Débora Barreiros



domingo, 22 de outubro de 2017

São Gonçalo quer novo Terminal Rodoviário



Motoristas e passageiros dos ônibus que circulam na cidade anseiam por isso há anos

Por Marcelo Silva do Aragão - 8° período
17/10/2017
 

 
 Terminal Rodoviário de Alcântara já é alvo de críticas por quem o usa ou transita próximo dele ( Foto: Marcelo Silva)
 

Gonçalenses protestam as condições precárias da Rodoviária de Alcântara, São Gonçalo, Região metropolitana do Rio, nesta terça feira (17) e gostariam que fosse construído uma  nova em outra parte do bairro para facilitar a mobilização no local.
Construído na década de 1970 em baixo de um viaduto da RJ-104, o Terminal Rodoviário Jayme Mendonça Campos já é alvo de desgastes e críticas por usuários, profissionais de transporte e por quem transita próximo dele. Possui diversos problemas como iluminação deficitária, infiltrações, assaltos, grades de proteção amassadas e risco de atropelamentos.
Tem também a questão do pouco espaço oferecido aos que esperam pelos ônibus, quanto para os próprios veículos das linhas, que não conseguem acessar os pontos de embarque e desembarque devido ao congestionamento dentro do mesmo complexo. O que gera atrasos nos horários de chegada e saída dos carros, retenções no trânsito, insatisfações de motoristas, passageiros e pedestres que circulam ali.



Pessoas têm risco de atropelamento todos os dias na entrada dos ônibus ao Terminal (Foto: Marcelo Silva)



Carlos Henrique, 48 anos, motorista rodoviário desde 1989, diz com entusiasmo como seria bom para aqueles que o utilizam, diretamente ou não, a mudança do principal ponto para quem trafega todos os dias para outros municípios da região do Rio de janeiro. Acredita que essa é uma das soluções para o caos que pertence ao cotidiano de quem passa pelo comércio local.
“Seria uma mão na roda para todos” – disse ele.
A euforia por alteração do atual endereço tem um forte aliado nessa construção, pois a última vez que o Terminal teve uma reforma foi em 2008 e, com o passar do tempo, as marcas de deterioração contribuem para o que está sendo proposto pela quantidade de beneficiários assíduos dele.



Buracos na via interna mostram o grau de atenção dada pelos responsáveis do complexo (Foto: Marcelo Silva)


Flavio Luis, gerente da empresa de transporte Mauá, que opera ali, diz que cerca de 40000 pessoas, todos os dias, viajam a seus destinos através dos itinerários estabelecidos no mesmo, e que também concorda que a descentralização ajudaria no fluxo e locomoção urbana - dificultados também pelo mercado informal.
Apesar do desejo, a medida depende das aprovações da Secretaria de Transporte do próprio município e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ), que quando perguntadas por minha equipe de reportagem em seus logradouros, informou que isso ainda está em fase de estudos e que não tem data prevista para acontecer.
 

Show de Zé Ramalho lota casa de show em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Show de Zé Ramalho lota casa de show em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Por Luis Carlos Afonso Pires, 7º período, Campus Madureira.
Fotos e vídeos por Luis Carlos Afonso Pires



Local: Centro de Convivência – Padre Miguel (RJ)
Data: 21 de Outubro de 2017
Horário: 21 Horas

Zé ramalho e banda no palco do Centro de Convivência, em padre Miguel.

Esse show marcava o retorno de Zé Ramalho aos palcos da Zona Oeste, e dessa vez no Centro de Convivência, casa de show situada em padre Miguel, bairro que fica entre Bangu e Realengo. A casa tem sido responsável por grandes eventos já tendo passado por ali outros artistas de nome como Biquíni Cavadão, Paralamas do Sucesso, Victor e Léo, Zeca Pagodinho, entre outros.
Marcado para 21 Horas, o show só começou por volta de 1 hora da manhã. Como eu já tinha ido em outros eventos nesse local sabia que os shows sempre começavam tarde, mas acreditando que o público que estaria no local para assistir Zé Ramalho não seria formado por pessoas mais jovens, achei que começasse um pouco mais cedo. Errado, o show começou tarde do mesmo jeito, o que sinceramente acho errado por parte da produção, que deveria pensar um pouco mais no público de cada artista. Não se trata de comércio, mas de uma estratégia de marketing.

Tirando o problema com o horário, a apresentação do local e está de parabéns, já que colocou uma estrutura excelente para o cantor, que subiu ao palco cantando “Para dizer que não falei das flores”. Aliás, durante todo o set, Zé fez outros tributos, como aconteceu em “Gita” e “Medo da Chuva” do Raul Seixas, “Bate Bate na porta do céu”, uma versão de “Knockin`on Heaven`s Door de Bob Dylan que confesso não consigo gostar, além de “Minha vida é andar por esse país” de Luiz Gonzaga, música que fez parte do bis e que colocou todo mundo para dançar. Ainda tivemos outros clássicos como “Táxi Lunar”, “Entre a serpente e a estrela”, “Mistérios da meia-noite”, música que ficou muito conhecida por fazer parte da novela Roque Santeiro em 1985, e “Admirável gado novo”, essa aliás, tirou todo pessoal que estava assistindo show das mesas e colocou todo mundo para dançar. "Frevo Mulher" também colocou todo mundo pra dançar, aliás, eu mesmo relembrei meus tempos de festa junina. Além da já citada versão de Luiz Gonzaga, “Sinônimos” também fez parte do bis, música que inclusive ganhou uma versão belíssima de Zé com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

Quando um show é muito bom a impressão que temos é a de que não vemos a hora passar e foi isso que aconteceu durante sua apresentação, provando mais uma vez que artistas como Zé Ramalho está inserido no coração do povo Brasileiro através de suas canções, afinal, o cantor está celebrando 40 anos de carreira, e tudo isso com muita propriedade e arte, e com sua bela voz grave e letras que mais parecem poesias, faz com que ele seja respeitado por todos que adoram a boa música, e que assim como ele, o local receba ainda mais artistas de relevância Zé Ramalho assim é.
O público levantou das cadeira para dançar.


Alguns Vídeos da apresentação:





Carreira

José Ramalho Neto, o Zé Ramalho, iniciou sua carreira muito cedo, e inspirado em grandes artistas da época, começou a participar de alguns programas. Mas, foi somente quando participou da trilha sonora e lançar seu primeiro disco que começou a mostrar novas influências, inclusive, esse disco, lançado em parceria Lula Côrtes, é uma raridade entre colecionadores.
Daí em diante, vieram discos premiados e diversas canções de sucesso. Zé ramalho é primo de Elba Ramalho, com quem aliás, fez grande sucesso com o disco “Grandes Encontros”, que também contou com Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Entre tantas canções de sucesso, destaque para: “Avohai”, “Mistérios da Meia-Noite”, “Admirável Gado Novo” e “Chão de Giz”.

Acidente
Ao encerrar o show, Zé Ramalho atirou uma camisa para o público e como ela caiu perto da grade, várias pessoas avançaram e acabaram atingindo uma pessoa que trabalhava na produção que caiu no show e ficou desacordada. A cada se mostrou competente e prontamente atendeu a pessoa no local por intermédio de uma equipe preparada.