domingo, 16 de outubro de 2016

Obesidade pode causar a andropausa e afeta saúde masculina



Flavia Godinho, 5º período


Aproximando o dia internacional do homem 19/11, que é voltado para a importância do cuidado da saúde masculina. A maioria dos brasileiros não sabem que a obesidade é um dos principais fatores ligados a andropausa, uma das características da doença é a queda do nível de testosterona.
Foto: Flavia Godinho
Leonardo Bruno com seus 95 quilos
Segundo o urologista Archimedes Nardozza, o excesso de gordura altera o funcionamento dos testículos, inibindo a produção de testosterona, trazendo alteração de humor, cansaço, sensação de perda de energia, diminuição de massas ósseas e muscular, afetando também a vida sexual e a diminuição de libido, desencadeando a disfunção erétil.

O homem não carrega o hábito de ir ao médico e cuidar da saúde como as mulheres, a pespectiva de vida deles é de cinco anos menos que as delas. O homem obeso produz menos testosterona e passa a produzir estrógeno, que é hormônio feminino.

É importante lembrar que a obesidade masculina tem aumentado e é três vezes mais mortal nos homens, diz estudos publicado na revista internacional The Lancet. Os homens devem ficar atentos a gravidade do sobrepeso em sua saúde em um todo.


Foto: Flavia Godinho
Leonardo Bruno hoje com 74 quilos
Leonardo Bruno hoje com 74 quilos
Mas não é tarde para uma mudança e recuperar a saúde perdida com o sobrepeso, em qualquer momento da vida, com a ajuda de atividade física, alimentação saudável e idas periódicas ao consultório médico, o problema poderá ser diagnosticado e iniciar um tratamento apropriado. “Eu tive a minha vida transformada em um todo com a perda de mais de 20 kilos, eu achava que seria gordo a minha vida inteira, que aquele era o meu biótipo, foi quando já com a saúde muito afetada resolvi mudar a minha alimentação, faço caminhadas no mínimo três vezes por semana. Hoje eu ganhei saúde, melhorei em todos os aspectos” disse o Leonardo Bruno V de Souza 35 anos analista de sistemas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário