terça-feira, 18 de outubro de 2016

Educação - Um Direito de Todos

Larissa Maria Costa - 8º Período



Muito se ouve falar sobre inclusão social. Mas o que é? Onde se dá? Quem são essas pessoas que precisam de ajuda para serem inseridas na sociedade?
A inclusão social é uma luta constante pela busca dos direitos das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência,  para que possam ser inseridas na sociedade.
Inicialmente, quando se fala de inclusão social, logo se pensa em crianças portadoras de necessidades especiais, que precisam ser inseridas numa escola regular. Entende-se por isso, a educação inclusiva, que compreende a Educação Especial dentro de escolas regulares. Este, é o  primeiro passo na inserção desses indivíduos no meio social.
Porém, a educação inclusiva tratada  ainda é tratada com preconceito por parte da população de modo geral.  Por isso, muitas crianças portadoras de necessidades especiais, são impedidas de fazerem suas matrículas nas escolas regulares, sendo assim, excluídas desse meio social.
Mas há instituições que recebem esses alunos em suas classes regulares, e mesmo com muita dificuldade no desenvolvimento do trabalho escolar desses indivíduos, por não terem sido devidamente capacitados para recebe-los, mantém-se na luta diária para dar uma educação de qualidade a essas crianças.
A educação, que é um direito de todo indivíduo, independente de sua necessidade, atravessa muitas barreiras no contexto de incluir, pois o processo de inclusão, não se dá rapidamente, tem que haver parceria entre pais, professores, psicólogos, pedagogos etc, para que todos possam contribuir no cuidado com esses alunos. Muitas dessas crianças precisam de um professor auxilar, o chamado professor mediador, para que este auxilie a criança na realização de suas tarefas escolares, devido a algumas patologias serem graves, a ponto do aluno não produzir conseguir produzir sozinho.
A inclusão precisa ser vista pela sociedade com mais carinho, pois cada dia aumenta o número de pessoas portadoras de alguma de deficiência, e não podem ser excluídos de viver como todos na sociedade.


https://youtu.be/cBG_AoRgwN4

Nenhum comentário:

Postar um comentário