por Marcos Pedro Crelier
201608029361
O Edifício Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Amaral Peixoto, centro de Niterói, foi desocupado nesta sexta (7), após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. O prédio abrigava centenas de pessoas e precisou ser esvaziado, segundo a Justiça, devido às condições de segurança e de habitação precárias.
O "prédio da Caixa", como era conhecido entre os niteroienses, deveria ter sido desabitado de forma voluntária até o dia 25 de maio. Como isso não ocorreu, os moradores tiveram que ser retirados à força por oficiais de justiça com o apoio de policiais militares, bombeiros, policiais civis e órgãos municipais. Apesar da revolta e dos protestos de alguns moradores, não houve maiores resistências.
O local é investigado desde 2010 tanto pela precariedade, sendo impróprio para moradia, quanto pela possibilidade de atividades ilícitas estarem sendo realizadas em seu interior. O prédio, que possui 11 andares e 394 apartamentos, não tinha serviço de água e a luz foi cortada em março desse ano, como forma de prevenir possíveis incêndios.
Os moradores serão incluídos em programa assistencial de aluguel social, com valor fixo de 782 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário