terça-feira, 11 de junho de 2019

Nunca é tarde para começar a cuidar do seu corpo

Por Fabrício Lopes

A falta de exercício pode ocasionar a iniciação de várias doenças 

Adotar uma vida saudável é importante em todas as etapas da vida. Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é mentira. Muito pelo contrário, a prática adequada pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida.   Quanto mais o ser humano envelhece, torna-se cada vez mais necessário permanecer em atividade. Nesta fase de vida a prospecção de doenças são os principais motivos para a incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo. 

 Foto: Fabricio Lopes 
    
Terminando mais uma manhã cheia de atividades                 


A prática de atividades físicas na terceira idade é recomendada e tem papel de extrema importância na saúde desses seres mais experientes para evitar lesões, movimentos errados e até dosar a frequência dos exercícios realizados. A orientação é que antes de iniciar qualquer atividade seja realizado uma avaliação médica, para saber se a pessoa tem aptidão, além de acompanhamento de um profissional de Educação Física 

Tempos atrás o exercício somente era iniciado através da recomendação médica, para muitos hoje já faz parte de um estilo de vida. Trata-se de um público formado por pessoas que sabem que o processo de envelhecimento do corpo humano é inevitável, mas que, com exercícios, buscam maneiras de retardar ou diminuir a velocidade, interferindo positivamente nesse processo. 

 "Eu tento planejar a aula para que os exercícios sejam aplicados corretamente com eficiência e deem resultado. Não adianta eu passar as mesmas atividades que a minha turma de circuito do Maracanã, porque não vai “rolar”, além de não aguentarem fisicamente falando por causa da alta intensidade e intervalos rápidos, eles não possuem a mesma mobilidade e ao término dos movimentos, pode gerar alguma dor ou lesão", explica o profissional de Educação Física Rafael T. Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário