quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Por: Camila Moreira - 7º Período - Campus Madureira



Guarda Municipal e Centro Pop realizam ação para acolher moradores de rua em São Gonçalo


Durante uma ação conjunta da Guarda Municipal e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aproximadamente 10 moradores de rua foram abordados, na Praça Chico Mendes e no Viaduto de Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. 

A equipe formada por assistentes e educadores sociais, tem o objetivo de retirar os moradores de rua de espaços de vulnerabilidade e de condições precárias e levá-los para unidades de acolhimento.  As abordagens também visam identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com direitos violados, promover ações de reinserção familiar e comunitária e garantir a cidadania daqueles que se tornaram moradores de rua, na maioria dos casos, por conta do desemprego, do uso abusivo de álcool e drogas e do rompimento familiar. 

Segundo Ferreira Guimarães, coordenador do Centro Pop, as ações vêm acontecendo semanalmente, mas nenhum dos moradores quis ser levado para os abrigos. 

- Temos feito o trabalho de abordagem de forma semanal com as equipes, realizando a retirada de documentos e a inscrição no Cadastro Único, inclusive, estes moradores já possuíam suas documentações. Entretanto, nenhum deles aceitou o acolhimento. Reconhecemos a situação de vulnerabilidade em que eles estão inseridos, e temos tentado garantir que essas pessoas vivam com dignidade. - declarou. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a maior parte da população de rua, 48%, está localizada na Região Sudeste. Ainda de acordo com esses dados, a maior parte dessas pessoas, 77%, vivem em grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário