sábado, 2 de setembro de 2017

Vacinação contra raiva começa neste sábado no Rio

Por:Abigail Carmo- 8ºperíodo
Madureira                   
 Campanha vai de 2 de setembro até 18 de novembro.




A campanha "Se liga, bicho! Raiva é caso sério", começa neste sábado (2), no do Rio de Janeiro. A meta de vacinação é de 500 mil animais, entre cães e gatos.

Para a vacinação, os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira.  De acordo com as autoridades da saúde, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação.                     



A subsecretária Márcia Rolim alerta que, caso uma pessoa seja mordida por cães, gatos e morcegos, o local ferido deve ser imediatamente lavado com água e sabão neutro. Em seguida, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber os primeiros cuidados e o encaminhamento para um dos postos que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Outra medida é, sempre que possível, isolar o animal por dez dias, acompanhando o grau de manifestação da doença e registrando o local onde habita. Ela ressalta que a raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. 



Novidade: acontecerá em cinco sábados. Durante os dias de vacinação, cinco kombis irão percorrer lugares de difícil acesso. Cada veículo tem a capacidade de vacinar 1.000 animais por dia, além de 679 fixos (somando os cinco dias da campanha), todos funcionando das 8h às 17h nos dias 2 e 23 de setembro, 7 e 21 de outubro e 18 de novembro.


Os endereços e locais de todos os postos estão disponíveis no site da Vigilância Sanitária.







Nenhum comentário:

Postar um comentário