sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Informalidade em alta






Informalidade em alta.

Luiz Ricardo Saldanha de Oliveira
Campus: Estácio de Sá Madureira
7° Período

Uma nova modalidade de atividade comercial do mercado informal vem crescendo no Brasil, são as chamadas: Lojas de Calçada.
Elas já eram comuns nas comunidades do Rio de Janeiro. Ocorre, porém, que agora já podemos observar esta modalidade de atividade comercial se espraiando por várias calçadas da cidade como um todo.

Podemos observar a comercialização de diversos produtos dos mais variados tipos, como por exemplo:
Peças de vestuário como roupas masculinas, femininas, tênis, relógios, CDs, doces, frutas, e outros...
Loja de Calçada  - Estrado do BarroVermelho - Colégio - RJ

O agravamento da crise política e econômica que se instalou em nossa nação desde o final de 2014, fez aumentar de forma considerável as atividades comerciais do setor informal, onde se incluem as chamadas “lojas de calçada”. Uma vez que o trabalho informal tem estreita ligação com a escassez de ofertas de emprego, aqueles trabalhadores que não conseguem se inserir no mercado formal busca a informalidade como forma de “ganhar a vida”.


Centro da Cidade - As Lojas de Calçada estão sendo desmontadas,
por determinação de agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A maioria deles trabalham de forma irregular, ou seja, não possuem qualquer tipo de licença por parte dos órgãos competentes. O que é mais um fator complicador para estes trabalhadores, que a qualquer momento podem perder as suas mercadorias que na maioria dos casos é a única fonte de renda.
Enquanto a crise não passa e a oferta de empregos formais não atende a demanda necessária para absorver estes trabalhadores, eles buscam meios e maneiras de driblar a crise a fim de ganhar o pão de cada dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário