sábado, 30 de setembro de 2017

A chega da antena digital para população Brasileira.

Diego Medeiros Rocha-  7° Período - campos Madureira

Kit Gratuito de TV Digital: quem tem direito? Como solicitar?






Muitas famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, não possuem em casa uma televisão com conversor digital embutido. Também não conseguem separar um dinheiro do orçamento para comprar conversor digital e antena UHF. Para preservar a gratuidade da TV aberta, mesmo com sinal digital, o Governo Federal resolveu apoiar a distribuição de kits gratuitos.
kit gratuito de TV digital é composto por:
– 1 conversor digital
– 1 corpo da antena
– 1 fonte de alimentação
– cabo RCA
– varetas
– suporte de vareta com mastro
– saquinho com parafusos, porcas e arruelas
–  8 metros de cabo coaxial
– controle remoto com duas pilhas
Com esse kit, é possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital. A tecnologia acaba com os chuviscos e garante uma melhor transmissão de imagem e som.

odos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova.
O kit só será distribuído gratuitamente as para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Assim, elas terão acesso à TV Digital Gratuita do Governo, sem qualquer tipo de custo.
Não é apenas o Bolsa Família que integra o CadÚnico. Outros programas governamentais também fazem parte do cadastro. São eles:
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Carteira do Idoso
  • Programa Brasil Alfabetizado
  • Auxílio Emergencial Financeiro
  • Programa Minha Casa Minha Vida
  • Programa Cisternas
  • Água para Todos
  • Aposentadoria para pessoas de baixa renda
  • Telefone Popular
  • Bolsa Verde
  • Pronatec
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos
  • Programa Nacional de Reforma Agrária
  • Programa Nacional de Crédito Fundiário
Caso você esteja inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal, não perca tempo e verifique a disponibilidade do kit na sua cidade. Você tem o direito de receber os equipamentos sem qualquer tipo de custo.
Ser aposentado ou estar desempregado não são condições que garantem o kit gratuitamente. O cidadão deve estar inscrito em programas vinculados ao CadÚnico.




A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site seja  digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais.
A entidade Seja Digital, responsável pela distribuição dos kits, irá verificar se o Número de Inscrição Social consta na lista do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A consulta também leva em conta se a distribuição dos equipamentos está acontecendo na região em questão.
Caso haja uma confirmação, o cidadão deve agendar retirada do seu kit. É necessário escolher o dia, horário e o local.
Também é possível fazer o agendamento por telefone, através do número 147. Os atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ligação é totalmente gratuita.
Ao ligar para o número 147, você terá a oportunidade de conversar com um atendente e solicitar a antena e o conversor digital. Informe os documentos solicitados e anote a data de entrega do kit. O processo por telefone é bem simples e não leva mais de 20 minutos.
Quem tem celular pode cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor.
Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.
Na maioria das cidades brasileiras, a retirada do kit está acontecendo nas unidades dos Correios. O agendamento por telefone ou internet reduz a espera na fila.

Instalação do kit gratuito de TV digital

Você não precisa necessariamente contratar um antenista para colocar os equipamentos para funcionar. A instalação é mais simples do que parece. Vamos dividir o processo em três etapas:

Instalação da antena no telhado

Encaixe as varetas no corpo da antena, conecte o cabo coaxial e coloque a antena na parte externa da casa (de preferência no telhado). Evite locais com barreiras para a chegada do sinal digital, como árvores e muros.
Ainda se tratando da instalação da antena, tome o cuidado de direcioná-la para a torre de transmissão. Dessa forma, a televisão da sua casa será capaz de transmitir mais canais abertos com qualidade digital. Não sabe qual é a direção? Observe as antenas dos vizinhos e veja para onde elas estão apontadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário