domingo, 9 de junho de 2019

Museu de Arte do Rio concede entrada gratuita

O Museu tem um terraço que oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

por Adriano Rodrigues - 201508947155


Museu visto da Praça Mauá. - Foto: Divulgação MAR

Entre os dias 25 de maio e 25 de junho, o Museu de Arte do Rio está de portas abertas, com entrada gratuita aos visitantes. Localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, o centro histórico ocupa dois edifícios na Praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária.

O público pode visitar as exposições “O Rio dos Navegantes”, “Mulheres na Coleção MAR” e “Rosana Paulino: a costura da memória” e a instalação audiovisual FLUXO. Além das oficinas, cursos, seminários, visitas guiadas e encontros que estão disponíveis. O Museu também dispõe de uma excelente biblioteca com livros sobre arte, aberta ao público em dias específicos.  

As pessoas são convidadas a refletirem sobre os modos de vida que formaram o Rio, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, e os conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos que estão presentes na cidade desde o século XVI. A exposição “Rosana Paulino: A Costura da Memória” assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery, reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira. A amostra “Mulheres na Coleção MAR” apresenta um recorte de obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras  que integram o acervo do museu. Estão presentes nomes como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Regina Silveira, Vânia Mignone e Célia Euvaldo. Na sala imersiva FLUXO, constelações, águas, tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para outro espaço-tempo, fora da história, livre de começos, meios e fins.

Aproveite e faça uma visita, o horário de funcionamento é de quarta a domingo, entre 10h às 17h, e as terças-feiras, entre 10h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário