sábado, 8 de junho de 2019

Vacinação contra gripe mantém foco no público-alvo em todo o estado do RJ

“Segundo os dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), este ano, 77 casos com 18 óbitos foram registrados. Em 2018, foram 233 casos de influenza, com 30 óbitos.”

por Adriano Rodrigues - 201508947155

Público-alvo tem até sexta-feira para se vacinar. - Foto: Ministério da Saúde


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de janeiro informa que essa é a ultima semana, até o dia 15 de junho, para o público-alvo tomar a vacina contra a gripe. A campanha começou no dia 10 de abril e o encerramento estava planejado para o dia 31 de maio. Não tendo a meta atingida, a campanha de vacinação acabou sendo prorrogada.

O estado chegou a vacinar cerca de 2,8 milhões de pessoas, representando apenas 60% do que era esperado de todo público. A meta é atingir um percentual total de 90%. Após a data final, caso ainda tenha estoque disponível, a imunização será aberta para a população fora do grupo indicado na campanha. A vacina está disponível nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Além desses, a vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Também  está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário