quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CUFA (Central Única das Favelas)
Quando sonhos se tornam realidades

Luiz Ricardo Saldanha de Oliveira
7° Período
Campus: Madureira


Em 1998 jovens do movimento Hip Hop e pessoas ligadas a essa cultura se reuniram com o objetivo de fazer valer a vontade da transformação humana pelo resgate da dignidade e da auto estima. Através do desenvolvimento cultural e usando o Hip Hop como veículo, indo além do discurso de palco e acreditando que poderiam mudar o mundo através dele, produziram seus discos, clips e filmes. Foi o primeiro passo para que esses jovens partissem para um novo caminho, para a mudança de suas atitudes pessoais e coletivas diante da vida.
Madureira foi o lugar escolhido para as reuniões por se tratar de um subúrbio central: local de fácil acesso para todos os moradores da cidade. A CUFA estava sendo criada, não para comandar ou administrar as comunidades, mas para reunir pessoas que tivessem o mesmo objetivo: gente de comunidades e seus aliados que partiriam para uma ação transformadora tendo a central Única como um espaço agregador de pessoas, ideias e oportunidades. O tempo fez da CUFA um polo cultural constante de informações, de ideias e ideologias. Hoje a Central Única das Favelas já encontra-se representada nos 27 estados do Brasil. O sonho de alguns jovens, não se restringem mais ao subúrbio do lendário bairro de Madureira. Ganhou o Brasil e o Mundo.
Entrada da CUFA - Madureira

O Centro Esportivo e Cultural da CUFA – CECC – Madureira / Viaduto foi inaugurado no ano de 2005, está situado na Rua Alfeu Faria Castro s/n°-Madureira. Em nosso espaço ocorrem durante o ano eventos esportivos e culturais como LIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua), Reis da Rua, (Desafio Internacional de Basquete de Rua), RPB (Rap Popular Brasileiro), BRADAN (Brasil Break Dança).
Nosso público alvo são os moradores de Madureira e das comunidades do entorno, do bairro, entretanto, atendemos a alunos que residem em diversos bairros, desde a Zona Oeste a baixada Fluminense. Nossos alunos em sua maioria, são compostos por jovens e adolescentes.
Atualmente atendemos 70 pessoas por dia, entre alunos e pessoas que nos visitam para conhecer nosso trabalho.
Nossos alunos tem acompanhamento sócio pedagógico (Assistência Social e Pedagogia), além de participarem de ações sócio educativas e eventos externos (Palestras, Passeios, Encontros entre outros) propiciando o exercício da cidadania e o conhecimento de novas culturas.
Na base oferecemos oficinas de Grafite, Teatro, DJ, Artesanato, Street Soccer, Basquete de Rua, Skate, MMA, Capoeira.
Alunos em plena atividade de muay thai.
Rua Francisco Baptista 02 – Madureira
Sob o Viaduto Negrão de Lima.
Presidência
Presidente nacional: Preto Zeze (Fortaleza-CE)


Vice-Presidente:        Maria Dinorá Rodrigues (Porto Alegre-RS)
Secretário Geral:        Celso Athayde – (Rio de Janeiro – RJ)

Principais projetos realizados pela CUFA:
ü  HUTÚS – único evento de grande porte e expressão focado exclusivamente no Hip Hop, contando também com intervenções de grafite, skate, basquete de rua e seminários;
ü  LIBRA – A Liga Internacional de Basquete de Rua é reconhecida por reunir esporte, cultura e movimento social em um só palco. Apesar de possuir alguns elementos do basquete tradicional o Basquete de Rua tem as suas próprias regras e difere principalmente no ambiente onde é realizado.
Como o próprio nome afirma, o Basquete de Rua acontece em locais não convencionais, em áreas públicas, como ruas e embaixo de viadutos;
ü   CineCufa – festival internacional de cinemas que tem por objetivo difundir as produções dos cineastas de favela do mundo inteiro;
ü  RPB Festival – que intenta descobrir e promover novos talentos do Rap;
ü  BRADAN – O break Brasil Dance é o festival nacional de break da CUFA. Sua primeira edição aconteceu em agosto de 2009;
ü  Maria-Maria – As Marias são mulheres da CUFA nos estados, negras ou não, que além de constituir um projeto coletivo e democrático dentro da instituição, tentam organizar o discurso das mulheres das periferias, sobretudo as jovens, para que elas possam se estimular e participar dos processos políticos de decisão e ocupação de espaço;
ü  Prêmio Anu – O “Anu” é um prêmio que tem o intuito de identificar e reconhecer publicamente iniciativas de instituições, fundações, ONGs, empresas, indivíduos, governos, universidades, associações de moradores e afins, que sejam voltadas para a busca do equilíbrio social e cultural brasileiro.
ü  Torneio Futebol Arte
Durante a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014, a CUFA promoveu o Torneio de Futebol Arte, que ganhou o apelido de “Copa do Mundo das favelas”. O torneio reuniu 32 equipes formadas por moradores de comunidades do Rio e de São Paulo.
A Cidade de Deus(CDD) conquistou tanto o torneio masculino quanto o feminino.

São estas ações promovidas pela Central Única das Favelas, que fazem dela uma das organizações mais respeitadas no Brasil e no exterior.
A promoção de inclusão social, através do esporte, cultura e lazer. A CUFA é um motivo de orgulho para todos os que prezam a cidadania e a
Melhora na qualidade de vida de nossa sociedade.















Nenhum comentário:

Postar um comentário