sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A magia das "peladas"


A magia das “peladas”
Por  Luiz Ricardo Saldanha de Oliveira
7° Período – Campus Madureira



Campo de Futebol Society - Chopp Boll - Rocha Miranda - RJ.

Existe divergência quanto à origem do nome. Alguns dizem que o termo pelada é originário de "péla", assim chamada as bolas de couro ou borracha, palavra derivada do latim vulgar pilella (diminutivo de pila) que significa bola ou novelo de lã.
Mas, para aqueles que são os chamados peladeiros, pouco importa de onde se originou surgiu à expressão, o que eles querem mesmo são uma bola e um espaço para jogar futebol.
Elas são realizadas, em locais destinados a esta finalidade ou lugares improvisados, como quadras de futebol de salão, campos de terra batida, calçadas, ruas, praia, ou seja, em qualquer lugar onde seja possível.

Acompanhamos uma destas partidas de futebol realizada no campo de futebol Society realizada no bairro de Rocha Miranda subúrbio do Rio de Janeiro onde foi gravado um trecho que pode ser observado clicando-se no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=39qaaCNLXxE

As peladas passaram a ser uma forma de integração entre colegas de trabalho, escola, faculdade ou uma confraternização entre amigos, conforme podemos ouvir nas palavras de um "peladeiro jornalista" que participou desta, que foi objeto da matéria.




Ao longo do tempo e do avanço da prática do futebol elas foram se popularizando e ganhando uma infinidade de variações como as de Casado x Solteiros, Artistas x Jogadores de Futebol, Amigos de Zico x Amigos de Romário e daí em diante.
Certo é, que os amantes do futebol não se contentam só em assistir, eles querem praticar o esporte que é paixão nacional, ainda que de forma amadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário