domingo, 17 de setembro de 2017

Autora faz lançamento de livro na maior festa literária do país

Eduardo Macedo/ 6° Período/ Campus Madureira

                                  


A 18ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio terminou faz uma semana e deixou saudades no coração do público apaixonado por leitura.

O evento contou com diversas atividades, indo de mesas testes de jogos de tabuleiro até sessão de autógrafo com autores. E foi num desses encontros que me deparei com a escritora Renata R. Corrêa, que com 36 anos de idade já publicou três livros, sendo o último deles "As coisas não são bem assim". Lançado na maior feira literária desse ano, pela editora Pandorga.


Numa rápida conversa, ela contou que é uma leitora voraz desde pequena e foi por meio dessa admiração pelo mundo literário, principalmente pelas obras de Clarice Lispector que acabou despertando o gosto por escrever, começando aos 13 anos com poemas e contos. Mas foi apenas em 2014 que Renata publicou  de forma independente na Amazon o primeiro livro, no formato ebook "Contra todas as probabilidades". Depois a autora lançou "Amores e desamores", o segundo livro é uma espécie de coletânea com 11 contos.

O bate-papo foi bem descontraído e ao mesmo tempo informativo, com a escritora contando um pouco sobre quem a inspirou e sobre as dificuldades de como entrar no mercado editorial. Pois hoje em dia, existem mais oportunidades das pessoas começarem de modo independente por causa das variadas plataformas de apoio aos indivíduos que querem trilhar esse caminho literário. Um exemplo disso é a Amazon que já foi citada anteriormente e o Skoob, que nada mais é, do que uma rede social criada em 2009 para leitores e novos autores.

Contudo, a autora informou que não é fácil começar nesse universo, se for tentar seguir o modo tradicional ou seja, indo até as editoras. Pois o mercado editorial se encontra muito fechado, talvez pela crise econômica que o país está passando ou apenas porque as editoras não estão querendo apostar em autores desconhecidos e que ainda não possuem um público fiel. Entretanto, ela mesma não desistiu e seguiu correndo atrás do sonho que tinha, e hoje já possui três livros publicados.

Quando foi questionada sobre projetos futuros, a escritora contou de forma animada que possui muitos projetos e que ainda esse mês, irá lançar um novo romance em formato ebook "Um ano sabático", cujo termo significa tempo de descanso para reflexão. Além disso, Renata R. Corrêa pretende participar do prêmio Kindle desse ano, com essa nova obra.

Para escutar os áudios da autora só acessar os links abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário