quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Festival Gastronômico é sucesso desde sua 1ª edição

Por: Gabrielle Amaral - 7° Período

O Festival “Gastronomia do Mar” é um evento realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e sua vinculada, A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), com o apoio das prefeituras de Niterói e Rio de Janeiro. Pensando em iniciativas que reforcem a vocação de Niterói como cidade produtora de pescado, o evento tem por objetivo, incentivar o consumo de peixe, com foco na alimentação saudável, fomentando o turismo gastronômico e a economia local. 
IV edição do Festival Gastronomia do Mar na Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí
Idealizado em 2011 e criado na gestão do então secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, o Festival obteve tanta repercussão que em sua 3ª edição, em 2013, chegou à Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Durante nove dias de evento acontece o Circuito Gastronômico, onde os restaurantes participantes preparam pratos à base de pescado servidos em mini-porções para comercialização no local. Além disso, em alguns dias, são montados palcos gourmets em pontos estratégicos, com oficinas culinárias gratuitas, de chefs, mixologistas (especialista em drinques) e enólogos renomados.

Desde a segunda edição, pensando na criançada, a Fiperj monta na abertura e no encerramento um espaço exclusivo para os pequenos, com atividades lúdicas. O objetivo é levar informação, conhecimento e prática, através da Educação Ambiental. 
Espaço reservado para as crianças
Este ano, o Festival reuniu em sua quarta edição, cerca de 15 mil pessoas e contou com um diferencial em Niterói. A nova atração, batizada como “Orla Gourmet”, ocorreu no dia 30 de agosto, quando chefs dos restaurantes da praia de São Francisco ofereceram na calçada degustação de pratos feitos à base de frutos do mar. A abertura do evento ocorreu no dia 23 de agosto, em frente ao tradicional Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta d’Areia. Seguindo no dia 24 para o Posto 6 da praia de Copacabana e se encerrou no domingo 31, na Rua Nóbrega, conhecido polo gastronômico do Jardim Icaraí. Ao todo 80 restaurantes participaram do Circuito Gastronômico.
Novidade da quarta edição em Niterói: A Orla Gourmet, em São Francisco

Benefícios do pescado na alimentação – O peixe, em específico, é uma rica fonte de ômega 3, proteínas, cálcio e fósforo. Além disso, se comparado a outros tipos de carne, possui menos calorias. Para aproveitar todos esses benefícios, é necessário que o consumidor esteja atento na hora da compra e que observe detalhes como a guelra e a coloração. Por isso, durante os intervalos dos workshops, especialistas deram essas e outras dicas para o público.
 Para conhecer mais do evento, visualizar as receitas ensinadas nas oficinas e conferir a relação de      restaurantes e chefs participantes deste ano, acesse o site www.gastronomiadomar.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário