segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Futebol americano carioca: sonho e superação

    Sidney Araujo da Silva - Madureira - 7° período

Vamos conhecer a trajetória dos Mamutes F.Aa equipe carioca mais antiga em atividade que se mantém com pouco investimento e algumas parcerias


   
    O time teve origem na praia, em 1994, quando um grupo de amigos começaram a estruturar as primeiras formações. Curiosamente, foi com a nomenclatura de Mamutes que eles alcançaram uma das suas maiores conquistas: o vice-campeonato do Carioca Bowl de 2016. Em 2009, entretanto, jogando na grama, o time passou a ser chamado de Botafogo por causa de uma parceria com o clube da estrela solitária. 

    Entre os anos de 2014 e 2016, atuando na areia, carregou o nome Madureira Mamutes. Perguntado sobre o motivo que levou o fim da ligação com o Madureira Esporte Clube, Bruno Milano, presidente da agremiação, não quis entrar em detalhes, apenas afirmou que a parceria chegou ao fim e agora o time mudou-se para a Praia Vermelha, localizado na Urca, Zona Sul do Rio.
   
    Segundo Milano, a equipe pretende disputar a Liga Nacional, que é a divisão de acesso à elite do esporte no país. Ele acrescenta que os atuais vice-campeões estão estruturados, e contam com um elenco Full-Pads em 40 % - ou seja, quase metade dos jogadores já possuem o equipamento necessário, como os Sholder Pads, que são as ombreiras, e os capacetes chamados Helmets-.

    Agora independente, eles continuam com seus projetos e alguns patrocinadores. O maior sonho é o desenvolvimento do futebol americano profissional nos gramados cariocas. Para isso, o time conta com escolinhas de bowl, no Aterro do Flamengo, e na Praia de Icaraí, em Niterói. Por enquanto, para aumentar o número de simpatizantes, o clube diversifica o futebol americano na grama e na areia. Atualmente o Mamutes F.A joga a LIFFA, Liga Fluminense de Futebol Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário