quarta-feira, 22 de novembro de 2017


A Vida Acadêmica dos Universitários

Eduardo Macedo/ 6° Período/ Campus Madureira

Pode parecer estranho a primeira vista, mas a vida universitária vai além das aulas e da biblioteca. Existem várias atividades que um graduando pode realizar para aproveitar ao máximo um curso de graduação, como participar de congressos, simpósios e seminários.

Para quem não conhece, Congressos são os principais encontros acadêmicos e profissionais dos quais os alunos podem participar. Normalmente conta com palestras, quanto com grupos de trabalhos (nos quais autores apresentam os trabalhos que realizaram) e workshops práticos.

Exemplo de Congresso voltado para universitários apresentarem trabalhos.

São vários temas que se relacionam com uma área, ou um assunto maior. Cada painel costuma dar um aprofundamento teórico e prático distinto. Sendo que posteriormente, os ouvintes presentes têm a oportunidade de formular perguntas e comentários.

Já os Simpósios são reuniões especificamente desenhadas para discutir um único tema, um objeto mais recortado de estudos. Por essa razão, costumam ser de duração menor, em uma única parte do dia, por exemplo. Em geral, os painelistas apresentam opiniões e trabalhos que eles vêm desenvolvendo anteriormente, sem necessariamente ter resultados concretos e substanciais para apresentar ao público.



Enquanto isso, o Seminário é uma palavra derivada de "semente" e do verbo "semear". Se  pensar na lógica acadêmica envolvida nessas palavras, na verdade estamos iniciando debates, lançando algumas ideias ao público, que podem ou não vingar. É uma forma de discutir temas mais inovadores, pouco estudados pelo grande público. São eventos mais focados, porque geram debates mais direcionados e intimistas. Ao contrário dos congressos, são menos painéis e eventos paralelos ocorrendo simultaneamente. 

Enfim existem diversos motivo pelos quais os universitários precisam participar desses eventos acadêmicos durante a graduação. Mas o principal é pelo aproveitamento máximo da universidade e fazer contato com outros profissionais da área, além de adquirir conhecimento além da sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário