quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Jardim do nêgo: A arte nascida da terra


Localizado no Bairro Campo do Coelho em  Nova Friburgo - RJ o jardim do Nêgo é um dos lugares mais encantadores do Brasil. As esculturas gigantes montadas  em barrancos no sítio,  são de uma extrema sensibilidade, o que torna o espaço um local de contemplação da natureza.   O jardim é mantido pelo artista plástico Geraldo Simplício, conhecido como Nêgo, um artista plástico cearense que veio para o Rio de Janeiro há mais de 30 anos. No local é possível admirar mais de 15 esculturas feitas com uma técnica que envolvem trabalho manual no barro e cerca de 2 anos para serem completamente feitas.  A receptividade do artista é uma das principais atrações, confira abaixo a pequena entrevista concedida por Nêgo para o Multimídia news:

Multimídia News: Quando você começou a fazer as escultura?
Nêgo: As esculturas comecei a fazer em 81, fiz aquela figura de mulher ali atrás.

Escultura Figura de mulher citada por Nêgo

M: você já desenhava antes?
N: Eu fazia escultura de madeira, de barro, quando criança né...Aí eu fiz aquela figura de mulher ali atrás.. eu fiz  brincando assim, aí começou a chover, eu fui cobrir com plástico pra chuva não desfazer. Depois da chuva o plástico ficou lá e começou a ficar verde aí veio um casal aqui um tempo depois também e eu tive [sic] mostrando pra eles. Aí eu esqueci de botar o plástico e choveu a noite inteira, aí foi quando descobri que quando cria musgo a chuva não desfaz, aí continuei fazendo.

M: Os materiais que você usa é barro e tijolo só?
N: Pra esculpir é  o barro e as ferramenta [sic], enxada, enxadão e tal. Quando é pra restaurar aí tem que tem as estruturas, barro, tijolo...restaurando. Eu tô fazendo uma Índia, mas a primeira criação do trabalho é cavando os barrancos.

M: Então aquela índia já existia e você perdeu ela na enchente de 2011?
N: Sim, olha como ela era antes.

Nêgo mostra imagens tiradas da escultura  Índia Potira antes da enchente que atingiu  Teresópolis e Nova Friburgo em 2011.


Escultura Índia Potira sendo restaurada.

O ateliê de Nêgo funciona ao ar livre. Sua inspiração?  Vem do barro, olho e já imagino a figura a ser esculpida. Afirmou Nêgo.










Fotos: Vitória de maria


As visitas podem ser feitas todos os dias, de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. Além do jardim, há um pequeno museu onde pode ser conferida a trajetória do artista. O ingresso custa R$ 20 e crianças até 12 anos não pagam.

JARDIM DO NÊGO fica na RJ-130, Km 55 - Campo do Coelho, Nova Friburgo



Vitória de Maria Matrícula: 201506869122

.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário