quarta-feira, 3 de outubro de 2018

É Hora de Malhar

Por Leilton Rodrigues - 7º Período
                                                                                                   Foto: Vanessa Ferreira
                                                   Projeto Gugu oferece qualidade de vida e inclusão social 


Em abril de 1995, na praia de Icaraí, em Niterói, foi criado pelo professor Carlos Augusto Bittencourt Silva o “projeto Gugu”, idealizado e comandado pelo patrono da FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt), cujo médico ortopedista tratava de senhoras, fazendo diagnósticos que apresentavam problemas vindos do sedentarismo.

Atualmente, o projeto abrange mais de 35 núcleos e completou 23 anos, tanto em Niterói quanto no Rio de Janeiro. Tem, aproximadamente, 5 mil participantes cadastrados. Além de dar a possibilidade de exercitar o corpo, os idosos fazem amizades e interagem bastante, fazendo assim, das aulas um ambiente descontraído.

Normalmente as pessoas da terceira idade que frequentam as aulas, procuram fazer as atividades, a partir de uma indicação médica e também para aumentar sua autoestima, já que a partir da ginástica, elas conseguem se sentir menos sozinhas e fazem amigos, marcando, inclusive outros programas, como encontros em cinemas, shoppings, bares, expandindo assim sua vida social.

De acordo com uma das professoras do Projeto Gugu, Roseli de Sá, de 47 anos, as atividades ao ar livre são melhores que na academia, pois nos ambientes fechados, os alunos se sentem com uma obrigação de estar ali, fazendo séries e repetições automáticas. Já no projeto, as senhoras se sentem mais à vontade.

A professora conta que já foi aluna do projeto, e por conta disso, decidiu fazer a faculdade de Educação Física e para ficar apta para dar aula para outras mulheres que se exercitam no Projeto Gugu. Já aluna Alda de Souza, de 72 anos, explica que o motivo dela participar das aulas, foi uma indicação do seu médico, já que ela sofre de diabetes. Há 15 anos no projeto, Dona Alda afirma que sua família a apoia muito a fazer as aulas. “Me sinto mais ativa praticando exercícios físicos. Fiz muitas amizades no projeto o que melhorou muito a minha autoestima e aumentou meu convício social e a quantidade de amigos que comecei a ter”, revelou.

Em Niterói, as aulas de ginástica da terceira idade vêm acontecendo, atrás do shopping Bay Market, sempre às segundas, quartas e sextas. As aulas têm duração de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário