quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Aluna: Luana Silva de Oliveira
Matricula: 201201666279




Niterói tem uma das maiores taxas de moradores de rua do país.


Conhecida pela beleza natural, extensa área litorânea e pelo alto índice de qualidade de vida,Niterói é também uma das cidades com maior concentração de moradores de rua do Brasil. A proporção de moradores de rua em relação á população do município é o dobro do índice nacional.
Segundo pesquisas inéditas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á fome, há centenas de pessoas nessa situação, o que corresponde a 0,112% do total de Niteroiense. Já a média nacional é de 0,061%. A pesar dos números a prefeitura conta com abrigo com capacidade para 50 pessoas.
Em Niterói, 68,8% dos mendigos são do sexo masculino e quase metade (49,6%) tem entre 45 á 54 anos. Em relação a escolaridade e emprego, o estudo concluiu que quase 50% não terminou o ensino médio e mais de 30% são catadores de materiais recicláveis.
O único abrigo público a Casa de Cidadania Florestan Fernandes, no centro está com todas as 50, vagas preenchidas. Niterói conta com 14, instituições filantrópicas que acolhem moradores de rua.
Entidades realizam trabalhos solidários, porém afirmam que a população de rua cresce a cada ano.
Segundo a pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento, os principais motivos da ida das pessoas para as ruas são uso de drogas e álcool. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário