O ministro da Educação, José Henrique Paim, recebeu na manhã de ontem, no Teatro da UFF, o título de Doutor ‘Honoris Causa’ da Universidade Federal Fluminense. A homenagem é concedida a personalidades que, independentemente de sua formação acadêmica, tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade. Antes de participar do evento, Paim acompanhou a inauguração dos novos prédios do Instituto Biomédico da universidade: blocos A, C, D e E e o Setor de Grandes Animais, no Campus do Valonguinho.
“Me sinto muito feliz e satisfeito pela honraria que a universidade me deu ao conceder esse título. E sem dúvida alguma, eu considero isso como reconhecimento a esse trabalho que a gente vem fazendo. Fica a emoção deste momento. É uma universidade onde passo a ter um título formal, mas que já tinha um vínculo emocional através da relação com reitor e com a própria universidade”, afirmou Paim.
Participaram da cerimônia, o reitor Roberto Salles, o vice-reitor Sidney Mello, o reitor da UniRio, Luiz Pedro Jutuca, que representava a Andifes, a secretária de Educação, Flávia Monteiro, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, e o vereador Waldeck Carneiro.
O ministro da Educação também falou da disposição que tem para apoiar os projetos da universidade, entre eles o plano de desenvolvimento institucional que contempla os programas de expansão. Ainda segundo Paim, algumas questões estão sendo trabalhadas para ampliar a qualidade da UFF que incluem também os projetos de internacionalização.
“A universidade tem demonstrado muita força e, sobretudo, organização para apresentar um conjunto de projetos junto ao Ministério da Educação. Então, sem dúvida nenhuma, é uma universidade que representa muito bem esse esforço que o governo federal tem feito nesses últimos 12 anos: a expansão das universidades federais, com inclusão e um processo muito forte de interiorização em todo país. A Universidade Federal Fluminense está de fato na linha de frente deste processo”, discursou.
Segundo Roberto Salles, o título foi concedido a Paim em função do trabalho realizado como ministro, secretário de Educação e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário