Por Marina Rocha (7º período)
Os amantes da guitarra podem comemorar: no próximo sábado (29) será lançado o livro Heróis da Guitarra Brasileira, uma publicação inovadora escrita pelos jornalistas Leandro Souto Maior e Ricardo Schott. O evento será no Solar do Jambeiro, no Ingá, às 16h, e de quebra terá a apresentação do guitarrista niteroiense Paulinho Guitarra, que é um dos cerca de 80 guitarristas que foram convidados a participar da publicação.
A ideia do livro surgiu há três anos e foi tomando grandes proporções. São 176 páginas com conteúdo musical de primeira linha, um verdadeiro manual sobre toda a eletricidade e os acordes do instrumento que é um dos mais populares no mundo.
"Nós dois somos fãs de rock e, particularmente, o Leandro é músico e toca guitarra. O livro começou orientado pelo rock e depois foi aumentando o espectro, pegando guitarristas de jazz e MPB, gente que mistura rock e música brasileira e tal. Achamos que havia uma história que ainda não havia sido contada, que é a de como a guitarra chegou aqui e de como vários músicos se apaixonaram por ela", disse Ricardo Schott.
Participam da publicação exímios guitarristas, como Pepeu Gomes, Herbert Vianna, Celso Blues, Victor Biglione, Lulu Santos, Armandinho, Toninho Horta, Claudio Venturini, Davi Moraes e Frejat. E para não deixar nada passar em branco, cada 'herói' tem sua fichinha, com nascimento, influências, instrumentos e comentários sobre discos importantes que tenham participado. É uma forma de conhecer mais sobre ídolos que contam experiências inéditas.
"Usamos figuras bem populares, como o Herbert Vianna, o Lulu Santos, o Frejat ou o Chimbinha, o que chama atenção até mesmo de quem não é músico, mas a todos os que gostam de música em geral", destacou Leandro Souto Maior.
Para Paulinho Guitarra, a iniciativa já é um sucesso. "Muito já se falou da história do rock, mas sobre a guitarra é a primeira vez. É sensacional porque a história da guitarra no Brasil é muito rica. Um país imenso com várias culturas e estilos de execução do instrumento. Rock, jazz, blues, samba, funk, lambada, guitarrada, sertanejo, guitarra baiana e por aí vai. Além disso há guitarristas ultra consagrados no país e no mundo", contou o músico.
E outra novidade é que o conteúdo vai além do papel. É que mesmo após a conclusão da publicação, os autores continuarão escrevendo sobre guitarristas que por um motivo ou outro não entrarão no livro. O conteúdo estará disponível no site www.heroisdaguitarrabrasileira.com.br.
O livro será vendido em todas as lojas do ramo e até de instrumentos musicais a R$ 40.
Nenhum comentário:
Postar um comentário