domingo, 1 de outubro de 2017

Cafeteria carioca com modelo de negócio fora do comum conquista público



Por Mariana Valadão - 6º período | Campus Madureira
- Moço, quanto é o café?
- Não tem preço, você paga quanto quiser.

É com esse diálogo que quem chega pela primeira vez no Curto Café é surpreendido. No segundo andar do Terminal Menezes Côrtes no Centro do Rio de Janeiro, funciona desde 2013 um café com esse modelo.

Nas paredes pintadas como quadros negros há um descritivo do custo de cada xícara de café e cappuccino, mas caixa não existe. Tem uma bancada com fichas coloridas para o cliente sinalizar o que bebeu e potes com dinheiro, onde o consumidor deixa seu pagamento e retira seu troco.

- Tem gente que no começo do mês pode pagar um pouco mais. No final do mês está com a grana mais curta. Não é porque a pessoa não tem dinheiro que vai ficar sem o café. A base é a confiança – diz Sharlie Oliveira, 28 anos, um dos sócios e baristas do estabelecimento.

O que parece estranho em um primeiro momento acaba cativando o público que volta sempre e acompanha (também nas paredes) o quanto falta para fechar o mês fora do vermelho. Não é só o modo de pagar que conquista, o atendimento mesmo no horário de pico (12h às 14h) é diferenciado. Os baristas explicam os tipos de torra, como funciona o local e quem chega em um horário mais tranquilo pode até arriscar a aprender como faz o café na máquina de espresso.

Espresso duplo amendoado do Curto Café
O boca a boca é o que atrai mais e mais pessoas que curiosas com o modelo de negócio vão conhecer com seus próprios olhos. O que fideliza é a qualidade do café, o preço ser justo (é o que espera-se de pagamento), o ambiente colaborativo que mistura engravatados com jovens de bermuda, camiseta e chinelo, a trilha sonora ambiente e a simpatia dos atendentes. Como confirma o Técnico de Segurança do Trabalho, Marcio Ragazzi, 29 anos, no áudio a seguir:


Para os amantes do café e de um bom happy hour, o Curto Café também promove o Curto Birita, onde o barista Emerson Nascimento serve drinks quentes e gelados com base de café. O evento acontece sem uma periodicidade certa. Os preços das bebidas são tabelados, mas justos.  A ideia surgiu como treino para o Emerson participar do Campeonato Brasileiro de Barismo. Deu certo, ele tornou-se campeão brasileiro na categoria Coffee in Goods Spirits. 

  
Amigos brindam com Espresso Martini no Curto Birita
Para saber quando acontecerão novas edições do Curto Birita acompanhe o Curto Café pelo Facebook e Instagram.

Se o objetivo for saborear uma boa xícara de café ou cappuccino, o funcionamento é de Segunda a sexta de 10h às 19h no Edifício Garagem Menezes Cortes - Av. Erasmo Braga, 278 - Quiosque 47 – Centro do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Super matéria, super café! Agradeço pelo convite em participar da matéria, que prazer! E, vamos ao Curto Café.

    ResponderExcluir