segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lixo que causou polêmica em rua de São Gonçalo faz Prefeitura tomar providências




Por Marcelo Silva do Aragão - 8° período

24/08/2017

 
Agentes da Prefeitura fazendo o trabalho de conscientização a moradores de rua (Foto: Marcelo Silva)






 









Após denúncias e muita reclamação, a Prefeitura de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, fez nesta quarta feira (23) pela manhã, uma operação para retirada de ”moradores de rua” e limpeza da área que fica localizada no bairro de Alcântara, um dos principais lugares comerciais do município.

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Guarda Municipal da região chegaram à rua Dr. Alfredo Backer, n° 579, em frente a duas agências bancárias, para o trabalho de convencimento de saída do local de um grupo de pessoas, que dormia e passava as noites ali, deixava um rastro de sujeira por todo lado e incomodava quem transitava principalmente durante o dia.
 Para lembrar, a nossa equipe de reportagem esteve no local há uma semana mostrando o estado em que se encontrava aquele espaço. Havia imundície por todos os cantos das calçadas, no “meio fio”, ponto de ônibus e até barracas improvisadas, causando muita indignação inclusive a um comerciante, dono de uma banca de jornal, que criticou o descaso das autoridades públicas da cidade.
O caso foi parar então dentro da prefeitura, que no dia da constatação do fato, não respondeu aos questionamentos feitos pelos membros da cobertura jornalística, só providenciando uma solução ao problema por conta das denúncias e da opinião pública. Mesmo assim, uma semana depois da apuração do fato.
Os agentes sociais e de segurança pública espalhados na calçada conseguiram fazer o trabalho sem confusão, direcionando os indivíduos instalados nas faxadas dos Bancos ao abrigo municipal, onde será dada assistência social e cuidados pessoais como saúde, roupas e alimentação. Como também levantar dados sobre cada um para tentar entrar em contato com as famílias ou saber se possuem residências fixas.


Guardas municipais garantindo a ordem no local (Foto: Marcelo Silva)

Após a ação, a empresa que presta serviços de coleta de lixo à Prefeitura enviou homens para retirada de todo material inutilizado, deixado não só pelos desabrigados dali, mas de próprios transeuntes que também colaboram com a poluição agrupada. Cerca de cinco servidores equipados com vassouras, pás e um caminhão deixaram o ambiente digno de ser transitado. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário