quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Exposição sobre o Velho Chico no Janete Costa

Quinta mostra do espaço com curadoria do cenógrafo Jorge Mendes, "Valei-me" tem como tema o rio São Francisco e seus mistérios

                                                           (Fotos: Daniel Malafaia)

As 12 carrancas de Guarany estão sendo expostas pela primeira vez em Niterói

Por: Daniel Malafaia
6º Período

Está em cartaz, no Museu Janete Costa de Arte Popular, a exposição “Valei-me!”, com curadoria de Jorge Mendes. Tem como tema o rio São Francisco e explora os principais elementos que compõem sua rica cultura, incluindo os mitos, as tradições e o cotidiano ribeirinho.

A exposição conta com 12 raras carrancas feitas entre os anos 60 e 70 pelo artesão Francisco Biquiba Dy Lafuente Guarany e seu filho, esculturas dos três principais mitos do rio - Caboclo d’água, Mãe d’água e Minhocão -, instalações artísticas voltadas para o ênfase da importância da preservação do rio para o ecossistema e que homenageiam Paulo Pardal, um grande estudioso de carrancas.

No segundo andar - anexo a exposição fixa - foi preparado um espaço onde funciona um educativo conduzido por monitores em visitas guiadas com públicos de várias idades, com oficinas, atividades e instalações, chamadas de “estações”. Lá, são abordados temas como a auto-aceitação, a luta contra os próprios medos, a busca por um caminho e por uma segurança.

O museu fica na Rua Presidente Domiciano, 178, no Ingá. A mostra fica em cartaz até 3 de fevereiro. Fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário