quinta-feira, 29 de novembro de 2018

CAPOEIRA: ALÉM DE UM SIMPLES ESPORTE


Por: Leilton Rodrigues - 7º período

Mestre e alunos da escola regional de capoeira mantém viva 
a tradição do esporte

De raízes africanas, história forte e movimentos leves, a capoeira surgiu na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Rapidamente se difundiu em todo o país, anteriormente, como forma de proteção contra as violências sofridas na época da escravidão, até os dias de hoje, sendo praticada em rodas de rua, em academias e até mesmo em escolas.

Segundo o Mestre Branco, 44 anos, professor da Escola Regional de Capoeira, em Niterói, o Brasil é um dos maiores divulgadores, de língua portuguesa no mundo através da capoeira. “Eu comecei a praticar a capoeira com 10 anos, e comecei a dar aula aos 16. Eu fui me envolvendo e acabei sendo uma figura conhecida nesse meio, e estou nessa resistência até hoje, porque a capoeira faz muita coisa pelo Brasil, mas o Brasil não faz nada pela capoeira. O Brasil não sabe que a capoeira é o maior divulgador da língua portuguesa no mundo”.

Aliada a rica história da capoeira, há também a plasticidade dos movimentos, sendo um fator determinante para despertar o interesse em crianças e em adultos. “Eu comecei a praticar capoeira por volta dos 6 anos de idade, por causa dos movimentos diferentes e por ser um esporte que eu nunca tinha visto. Normalmente era natação ou luta. Eu era criança, queria pular, queria fazer do meu jeito.”, diz Ana Laura, aluna do Mestre Branco, de 17 anos.

Além da arte, a capoeira molda o ser humano. Segundo os mestres Santana e Feijão, irmãos e professores no Colégio Teresa Cristina, em São Gonçalo, ela tem um papel muito importante de formação social. “Eu comecei a capoeira com 15 anos, porque eu achava bonito o movimento das pernas, e com isso eu desenvolvi meu interesse. Fui aluno do mesmo mestre durante toda a minha história na capoeira.” - disse mestre Santana, que introduziu seu irmão, mestre Feijão, no esporte.

Vale lembrar que devido à sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Além de ser uma forma de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário