terça-feira, 25 de novembro de 2014

Niterói no topo do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Texto: Chailon Conceição
Foto: Chailon
Áreas de lazer também contribuem para ganho de qualidade de vida.
 Praia de Piratininga
Icaraí, na Zona Sul de Niterói, possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado do Rio de Janeiro, ganhando de regiões com os metros quadrados mais caros do país como Leblon e Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O levantamento foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 
Segundo o relatório, entre os 200 indicadores demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade, as taxas que mais pesaram para desempenho de Icaraí foram a renda, longevidade e educação. O IDHM do bairro foi classificado como “Muito Alto” apresentando índice de 0,962. O número é superior à média obtida por Niterói, que obteve 0,837. A cidade continua em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento humano do Estado e é o único município do Rio entre os 10 melhores IDHM do Brasil.
Segundo a professora de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hildete Pereira, educação, renda e concentração da população foram os eixos chaves para que Niterói se localize como um “ponto fora da curva”. 
“Icaraí é um bairro cujo nível de escolarização e de renda são homogêneos, diferente de bairros semelhantes, mas que não apresentam essas particularidades. O fato da cidade ter uma das melhores universidades do Brasil e o setor naval em plena atividade também funciona como uma das molas propulsoras da economia e favorece o bom desempenho em vários indicadores. Investir em educação e melhorar as ofertas de empregos será o caminho para que a cidade continue ocupado as melhores posições”, ressaltou a professora.

Estado – Atrás de Niterói, aparecem o Rio de Janeiro (0,799), Rio das Ostras (0,773) e Volta Redonda (0,771) no ranking estadual. Maricá aparece na 6ª posição e São Gonçalo na 14ª. Na lanterna, aparecem São Sebastião do Alto, São Francisco de Itabapoana e Sumidouro.
Niterói também se manteve no 7° lugar no ranking nacional. O primeiro da lista é o município de São Caetano do Sul (SP), seguido por Águas de São Pedro (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES),  Balneário Camboriú (SC) e Santos (SP). Completam o ranking em oitavo, nono e décimo lugar: Joaçaba (SC), Brasília (DF) e Curitiba (PR), respectivamente.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância do resultado da pesquisa para a cidade.
 “O resultado da pesquisa do Pnud reconhece as qualidades de Niterói e o nosso extraordinário potencial. Temos história, belezas naturais e uma população generosa e participante. Entretanto, temos desafios e problemas como qualquer outra cidade da Região Metropolitana do Rio. Com o plano Niterói Que Queremos, estamos retomando a qualidade urbana da cidade e implementando uma agência de melhoria de políticas públicas para colocar Niterói no topo do ranking do país.”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário