quarta-feira, 26 de novembro de 2014

De Gari para ‘Mc Markinhos Gospel’

Mc Markinho diz que não quer ser celebridade, apenas levar a palavra de Deus

Por Rômulo Martins (7° período)


Ao contrário da maioria das crianças carentes que sonham em ser jogador de futebol ou fazer parte do mundo funk, o gari Markinhos nunca imaginou se tornar cantor. Nascido na comunidade Marítima, em Niterói, casado há 25 anos, e com dois filhos, levava uma vida normal de funcionário da Companhia de Limpeza de Niterói, quando decidiu abandonar o álcool. Bêbado, se viu prestes a agredir a mulher numa "briga feia".

- Quase joguei o ferro nela. Minha filha de 2 anos, que nem sabia falar direito, gritou para eu parar. Deus tocou o meu coração através da voz dela. Hoje, tenho duas identidades: a do ano em que nasci e a Palavra de Deus, meu novo nascimento – relata.

 Mas foi na visita a um amigo que estava no mundo do crime, que o funk tocou o coração do gari. O rapaz, com talento para o estilo musical, o convidou para cantar juntos na igreja que ele frequentava, já há 20 anos.

- Era a chance de resgatar meu amigo, assim como de outros jovens que levavam aquela vida. Como o funk faz parte da cultura da comunidade, era a melhor maneira de levar a palavra de Deus para eles – conta Markinhos.

Nessa época, o Mc fazia apenas a segunda voz. Para surpresa geral, o sucesso aconteceu de forma rápida. Começaram assim a levar o evangelho para outras comunidades e igrejas. A parceira infelizmente não durou por muito tempo. Os amigos tinham interesses diferentes. Após uma briga, MC Markinho percebeu que precisava continuar o trabalho sozinho.

- Subi em um monte e orando pedi a Deus que me guiasse, que mostrasse como seguir sem meu parceiro. Quando comecei a descer, fui chamado por outro amigo para me apresentar em sua igreja, e mesmo nervoso, fui. Quando comecei a cantar, senti algo diferente, uma força maior, que me levantava naquele momento. E tudo deu certo – completou.

Hoje, Mc Markinho Gospel concilia o trabalho de gari com a música, e leva a palavra de Deus através do funk em comunidades e igrejas de toda a cidade. Todo seu repertório é de autoria própria. ‘Só na Batida’, ‘Autoridade’, ‘Te Salvar’, ‘Crente Bocudo’ e ‘Rei Jesus’, são algumas delas. Há mais ou menos cinco anos, gravou o CD independente ‘Na Batida da Unção’, que ele faz questão de distribuir por onde vai, produzido pelo DJ Buchecha, com arranjo de Marcelo Nascimento e participação especial do pastor Romero Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário