segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Haja fôlego: o profissional de eventos

Marcus adora o que faz e preza por dinamismo e qualidade
Por: Mayara Silveira, 7º período 
O portfólio desse profissional inclui trabalhos como: evento teste – Olimpíadas 2015, produção dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro 2015, Jogos mundiais militares 2011, além da produção de inúmeros projetos culturais. Produtor de eventos há 17 anos, Marcus Sampaio diz que conta sempre com honestidade e respeita a todos.  Para ele, a falta de informações atrapalha o serviço de um produtor. Confira algumas dicas e curiosidades de um produtor que gosta de ajudar os iniciantes, mas exige dedicação em todos os projetos.
1- Quando viu que gostava de produzir eventos?
Desde que era adolescente gostava de lidar com pessoas e por ter um ciclo de amizades extenso em minha cidade (Niterói) comecei a organizar caravanas para shows e eventos com grupo de amigos.
2- Quem mais te apoia na carreira?
Confesso que foi bem difícil ter o apoio dentro de casa para exercer a profissão que tenho hoje. A todo instante meus pais insistiam em dizer que eu deveria ir atrás de outras coisas. De certa maneira entendo a preocupação deles naquela ocasião e mesmo sem apoio, insisti naquilo que sempre acreditei e gostava de fazer.
3- Do que tem medo?
Talvez de ter que largar a produção por falta de investimentos e crises que assolam nosso país.
Tenho medo também do futuro dos meus filhos caso o mercado fique escasso de trabalhos. Pois o trabalho de produtor na maioria das vezes é feito por contratos temporários.
4- Como quer ser lembrado?
Como uma pessoa que conquistou seu espaço sem precisar passar por cima de ninguém, sempre com honestidade e respeito a todos.
Quero também ser lembrado como incentivador de pessoas que sonham em iniciar na nossa carreira e que necessitam de uma oportunidade.
5- Qual é a parte mais difícil do seu trabalho?
Lidar com a falta de informações necessárias para implantação de um novo projeto. Produzimos a maioria das vezes projetos que podem servir como um divisor de águas em algumas empresas e cidades, e a pouca ou falta de informações corretas podem fazer com que não consigamos dar o retorno desejado a aqueles que investem.
Muitas das vezes temos problemas também com fornecedores que são contratados apenas por terem apresentado um orçamento mais em conta, mas, que não tem qualquer tipo de experiência em eventos e nas nuances que uma montagem pode ter em meio ao processo.
6- O que seria se não fosse produtor de eventos?
Não saberia lhe responder com convicção. Minha vida sempre foi muito voltada para este segmento. Sempre sonhei em ser piloto de avião, fiz até um curso de comissário de bordo, mas minha vontade sempre foi estar aonde estou.
7- O que faz quando não está trabalhando?
No pouco tempo que me resta procuro estar com minha família e tentando dar o máximo de atenção aos meus filhos.
8- Quais são seus objetivos profissionais?
Continuar na carreira e poder estender cada dia mais o meu campo de atuação em projetos diversos.
9- O que é necessário para ser um bom produtor de eventos?
Profissionalismo, comprometimento, responsabilidade, organização, honestidade e saber lidar com pessoas e situações que possam surgir em meio a todos os processos (pré, evento e pós)
10- Qual conselho você deixa para os estudantes de comunicação que desejam produzir eventos?
Busquem conhecer o que é a profissão e TODAS as responsabilidades que o produtor tem que ter para obter êxito. Se informem, pesquisem, se entreguem e façam a escolha com a certeza que desejam essa correria para o seu dia a dia.
11- Você tem sonhos? Quais?
Todo ser humano deve ter sonhos. Entendo que os sonhos que nos motivam a buscar sempre algo mais.
Mas importante sempre entender do que deva ser feito para que este sonho se torne uma realidade e seja viável de ser executado.
 Meu maior sonho é conseguir emplacar um projeto pessoal que beneficie um segmento de mercado que pouco tem apoio.  
12- Qual foi o melhor evento que produziu?
Difícil escolher qual seu melhor filho. (risos) Mas posso dizer que é sempre muito prazeroso ser lembrado e fazer parte de mega projetos como o Reveillon de Copacabana, Copa do mundo, Olimpiadas e etc.
13- Qual é o primeiro passo para seguir essa carreira?
Ser organizado e ter vontade de aprender.
14- O que te inspira todos os dias?
Ser melhor do que fui ontem. Buscar maiores informações e absorver tudo que acontece de bom e ruim em meio aos processos.
15- Como você se define?

Uma pessoa que não tem medo de desafios e que busca sempre dar o melhor de si para fazer com o máximo de dedicação tudo aquilo que me confiam. SEMPRE com honestidade e respeitando a todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário