domingo, 8 de novembro de 2015

Designer Ana Couto palestra na Semana Design Rio

Evento aconteceu no Jockey Club, na Gávea
 
 
Por: Mayara Silveira, 7º período
 
Ana fala dos deafios do Design moderno
 
 
A Semana Design Rio é um evento realizado pelo jornal O GLOBO, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da semana, os visitantes podem conferir palestras, workshops, estudos de caso e uma exposição (Rio + Design) com os destaques da produção anual carioca e fluminense. A Rio + Design é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro e a seleção das peças expostas é de responsabilidade do seu conselho consultivo. Nesta terceira edição, a semana recebeu o primeiro Mercado Design Rio. O evento é gratuito e foi até o domingo dia 08 de novembro.
 
Evento teve adesão de pessoas de todas as idades
 
 
O segundo dia de palestras contou com a designer Ana Couto. Formada em Design pela PUC-Rio, fez mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, Nova York, com outstanding merit. Em seguida, se especializou em Branding na Kellogg on Branding: Creating, Building, and Rejuvenating Your Brand. A palestra ocorreu no dia 05 de novembro.
 
Ana começou sua palestra parabenizando o Dia do Designer. Ela destacou pontos como proposta de valor, preocupação com causas sociais e inovação. Para Ana, o profissional de comunicação deve acompanhar a sociedade e mencionou uma citação de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.  
 
A designer apresentou alguns cases da carreira
 
A designer analisou o mercado nacional e internacional: no Brasil, muitas empresas faliram por falta de comprometimento com os ideais da própria marca. Com a consultoria de branding, os empresários passam a enxergar não o que devem aderir, mas sim o que precisam revelar e valorizar de bom.
Ana diz que não é uma questão de se fantasiar, mas de buscar no fundo da memória da marca o que ela tem que faz sucesso e trabalhar o desenvolvimento de campanhas que não visem o lucro como objetivo final. “A etapa final deve ser o social”.
 
Ela também explicou que em uma crise, é necessário se diferenciar e citou a Starbucks como empresa inovadora, pois aceita a diversidade sexual e isso agrega valor social. Ana diz que todos devem ter um propósito e não se pode ‘falar sem fazer’. A ordem deve ser: ser – fazer – falar.  Confira outras informações sobre o evento e prepare-se para surpresas no ano que vem: http://eventos.oglobo.globo.com/semana-design-rio/2015/sobre/

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