domingo, 27 de novembro de 2016

Alérgicos, cuidado com os corantes

Flavia Godinho, 5º período
Foto:Flavia Godinho

Cobertura de pão doce e refrigerantes contém corante amarelo
Os alérgicos precisam se preocupar antes de ingerir alimentos a base de corantes, esses produtos estão cada vez mais ao alcance de todos devido a sua praticidade. Esses corantes são colocados para aumentar a durabilidade, dar cor e sabor aos alimentos.


O corante TARTRAZINA pode ser encontrado em sucos artificiais, gelatinas e balas coloridas enquanto o GLUTAMATO MONOSSÓDICO pode estar presente nos alimentos salgados como temperos, caldos de carne ou de galinha.


Estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa comprovaram  reações alérgicas ao corante amarelo, a tartrazina, como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária e dor de cabeça. Pessoas que apresentam algumas dessas doenças, a causa pode estar relacionada a má alimentação.
 

Não é difícil encontrar crianças consumindo alguns tipos de salgadinhos ou doces que contenham esta substância. A tartrazina pode causar enxaquecas e reações de natureza alérgica, entre as quais, asma brônquica e urticária, que são coceiras e vermelhidões que aparecem pelo corpo.


As empresas fabricantes de alimentos que contenham na sua composição o corante tartrazina devem obrigatoriamente declarar na rotulagem, na lista de ingredientes, o nome do corante tartrazina por extenso.

Além das reações alérgicas que podem acometer qualquer pessoa, estudos recentes apontam que corantes e conservantes podem estar relacionados à hiperatividade e a distúrbios de concentração em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário