terça-feira, 29 de novembro de 2016

Após tragédia, clubes brasileiros se unem em ajuda à Chapecoense

Por Gabriel Amaral
9º Período 



Um dia ímpar para a história do futebol brasileiro. O voo que levava jogadores e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas e convidados, até Medellín, na Colômbia, caiu e levou à óbito 71 das 77 pessoas que estavam a bordo. Até o momento, o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Ximena Suarez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri são os sobreviventes.  Poucas horas, a união de torcedores dos mais variados clubes através das redes sociais foi significativa. 
Porém, não foram apenas torcedores que se pronunciaram. A participação dos perfis oficiais de vários clubes brasileiros, sul-americanos e até europeus, também. A mensagem "Hoje somos todos um só", seguido da alteração da foto oficial pelo escudo da Chapecoense, em preto e branco, foi postada em pelo menos 40 clubes de grande e médio porte do Brasil.


Escudo utilizado por perfis no Twitter
As manifestações de solidariedade não pararam por aí. Em um ato poucas vezes visto, presidentes dos clubes brasileiros assinaram uma nota oficial afirmando dois compromissos para 2017: o primeiro, de emprestarem jogadores a custo zero para a equipe catarinense, e o segundo de encaminhar um pedido formal a CBF para que a Chape fique imune ao rebaixamento no Brasileirão por 3 anos.

A nota oficial pode ser lida abaixo, na integra:

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.
Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:
(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário