Por Rodrigo Cortez (6º Período)
O ano de 2015 está chegando ao fim e eis que a cena musical nos brinda com um inusitado disco de nada mais, nada menos, que o Papa Francisco, contendo elementos de rock Progressivo. O lançamento,realizado em 27 de novembro, vem recebendo forte atenção midiática e de críticos especializados.
O álbum foi feito com autorização papal, mas é preciso ficar claro que o mesmo não participou da composição das músicas e propriamente não “canta” em nenhuma faixa. O que temos aqui são músicas que servem de pano de fundo e trilha sonora para várias conferências e discursos que o papa fez, incluindo o Brasil.
Nas 11 faixas do disco; direcionadas para temas como paz, dignidade, preocupações ambientais e ajuda aos mais necessitados; o pontífice argentino fala em italiano, inglês, espanhol e português.
O disco possui muita coisa de progressivo, como teclados, guitarras soando notas longas, mudanças de compasso, harmonias com influências clássicas e mistura de gêneros étnicos.
Parte do valor arrecadado com as vendas de “Wake up!” será revertida a um fundo de ajuda à refugiados.
Esse disco que pode ser considerado um desafio. Muitos o odiarão e outros o amarão. Porém, a despeito dos gostos pessoais, temos aqui mais um capitulo interessante na história do Rock e da
música em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário