terça-feira, 6 de outubro de 2015

Uber vira ilegal no Rio de Janeiro



 Por Mauricio Coutinho (8° período)


No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto de lei que torna o transporte de passageiros não regulamentado como ilegal. O confronto entre motoristas do Uber e taxistas têm sido comum em várias cidades.

Testamos o Uber no Rio e em São Paulo e comparamos com o táxi comum. 

Uma das vantagens do Uber é que o aplicativo mostra em tempo real os carros mais próximos e a estimativa de chegada do mesmo. Para acessar basta realizar um cadastro simples e fornecer um número de cartão de crédito. O usuário informa o local de partida e o destino e o Uber informa o carro, a placa do veículo, o nome do motorista, a nota média de classificação que ele possui e a estimativa de valor para o trajeto. 

Informar o local de partida e o destino



O Uber Black utiliza carros executivos pretos do tipo sedan como Corolla, Jetta, Civic , Cruze, Sentra. Ar refrigerado e bancos de couro é padrão, além de àgua mineral gelada, balas, revistas e jornais.  

Ao final da corrida o usuário recebe um relatório por email e no celular e atribui uma nota de um a cinco ao motorista.  Um deles revelou que em função da média das notas que ele receber ele pode ganhar um bônus semanal. O Uber fica com um percentual do valor da corrida.

Avaliação do serviço e valor

Conseguir um táxi é uma tarefa um pouco mais difícil se você não usa nenhum aplicativo ou não tem à mão nenhum número de central ou ponto de táxi disponível.  Nem todos os taxistas comuns oferecem o uso do ar condicionado. 

Com relação a tarifa, em certos momentos o Uber pode ser mais vantajoso que o valor do táxi ou não. Quando há muita demanda pelo Uber o aplicativo avisa que haverá um percentual adicional na tarifa e o usuário pode desistir da corrida. 

 O servidor público Fernando Ramos utiliza o Uber e aprova o serviço. “Acho que há espaço para todos que trabalhem bem, seja taxista ou não”, afirmou. 

Em poucos meses de funcionamento o Uber já contabiliza mais de 500 mil usuários cadastrados no Brasil segundo a empresa.

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad declarou que a regulamentação para esse tipo de serviço chamado de carona remunerada deve sair até dia 8 de outubro, apesar dos protestos dos motoristas de táxi que conseguiram que a câmara de vereadores aprovassem um projeto contra o Uber.  

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