terça-feira, 16 de setembro de 2014

Encontro ciclístico antecipa comemoração do Dia Mundial Sem Carro

Por Gabrielle Amaral - 7º Período

Mesmo com o tempo chuvoso, os ciclistas não perderam o pique
Ainda estão abertas as inscrições para a 27ª edição do “Um Dia Sem Carro”, o maior passeio ciclístico da América Latina. O evento, no Rio de Janeiro, acontece neste domingo (21), véspera da celebração do Dia Mundial Sem Carro. Com concentração às 8h e largada prevista para as 9h são esperados cerca de 30 mil ciclistas de todas as idades que percorrerão 12 mil quilômetros, saindo do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, indo até o Mourisco, em Botafogo, e voltando pela orla até o local de partida.

Com uma taxa de R$ 10, os interessados podem se inscrever no site da Federação de Ciclismo (www. fecierj.org.br) ou nos postos espalhados pelo Rio, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo – lista no site - tendo direito à bolsa de praia exclusiva, camisa personalizada, garrafa squeeze, Código Brasileiro de Trânsito de bolso, número para sorteio de 20 bicicletas Caloi 21 marchas, medalha e 02 bilhetes do metrô.

A mobilidade urbana hoje é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes metrópoles em consequência da ocupação de territórios, crescimento econômico e social. Devido a isso, as cidades estão revendo seus modelos e estruturas buscando alternativas e estratégias sustentáveis para minimizar impactos na saúde e na qualidade de vida de seus habitantes. Diversos projetos estão em curso no Brasil visando novos meios de transporte para os próximos anos: ônibus, metrôs e trens rápidos (VLTs); implantação de ciclovias; ampliação de rodovias, ferrovias e hidrovias; além de investimentos em motores menos poluentes e projetos que propõem o uso de bicicletas em substituição aos carros.

Dia Mundial Sem Carro – é um movimento criado na França em 22 de setembro de 1997. Foi adotado desde o ano 2000, por vários lugares do mundo, mais especificamente, em alguns países da Europa e também no Brasil. Em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, a iniciativa procura estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que, pelo menos nesse dia, experimentem formas alternativas de mobilidade.

Um comentário:

  1. Professor, esta foto é provisória, vou tentar ir ao evento, se eu não puder, posso colocar uma foto genérica, feita por mim, de pessoas andando de bicicleta?

    ResponderExcluir