Exposição conta com 223 obras de 84 artistas nacionais e internacionais
Texto e fotos: Daniel Sobral (201505333598)
O próximo domingo (16) será o último dia para a visitação da exposição ‘Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira’, que estreou em agosto, no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do do Rio.
Uma das entradas da exposição. |
As obras estão expostas em três espaços. |
Em sua primeira montagem, há um ano, no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, a exposição foi alvo de críticas e protestos convocados nas redes sociais por movimentos conservadores que viam nas obras apologia à pedofilia, zoofilia além de blasfêmia. Com isso criaram uma “narrativa falsa para a exposição”, afirmou o curador Gaudêncio Fidelis em entrevista à BBC News Brasil, e consequentemente o fechamento da exposição um mês antes do término previsto.
Uma das obras que causou polêmica. |
Jesus com a Deusa Shiva. |
Veto do prefeito
Depois de toda a polêmica em Porto Alegre, os organizadores do ‘Queer’ anunciaram que a exposição seria montada no Museu de Artes do Rio (MAR), mas o prefeito Marcelo Crivella vetou a exposição. Em vídeo publicado nas redes sociais, Crivella disse que a exposição aconteceria no Rio de Janeiro “só se fosse no fundo do mar."
Telas, fotografias e esculturas expostas. |
Escultura em boronze. |
A reabertura da exposição, um ano depois do seu fechamento em Porto Alegre, só foi possível através de um financiamento coletivo, o maior já feito no país, que arrecadou pouco mais de um milhão de reais. A expressão queer, do inglês, significa estranho, excêntrico, usada pejorativamente para se referir a homossexuais, mas adotada por movimentos LGBTI para designar comportamentos que não se encaixam em padrões de gênero.
Uma das entradas das Cavalariças do Parque Lage. |
Serviço:
Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira
A exposição está aberta à visitação diariamente até o dia 16 de setembro, de segunda a sexta-feira das 12h às 20h. Sábados, domingos das 10h às 17h. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414. A entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário