domingo, 9 de setembro de 2018

ÚLTIMA SEMANA PARA VISITAR A "QUEERMUSEU"

Exposição conta com 223 obras de 84 artistas nacionais e internacionais

Texto e fotos: Daniel Sobral (201505333598)



O próximo domingo (16) será o último dia para a visitação da exposição ‘Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira’, que estreou em agosto, no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do do Rio.

Uma das entradas da exposição. 

As obras estão expostas em três espaços. 

Em sua primeira montagem, há um ano, no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, a exposição foi alvo de críticas e protestos convocados nas redes sociais por movimentos conservadores que viam nas obras apologia à pedofilia, zoofilia além de blasfêmia. Com isso criaram uma “narrativa falsa para a exposição”, afirmou o curador Gaudêncio Fidelis em entrevista à BBC News Brasil, e consequentemente o fechamento da exposição um mês antes do término previsto.


Uma das obras que causou polêmica.


Jesus com a Deusa Shiva.


Veto do prefeito

Depois de toda a polêmica em Porto Alegre, os organizadores do ‘Queer’ anunciaram que a exposição seria montada no Museu de Artes do Rio (MAR), mas o prefeito Marcelo Crivella vetou a exposição. Em vídeo publicado nas redes sociais, Crivella disse que a exposição aconteceria no Rio de Janeiro “só se fosse no fundo do mar."


Telas, fotografias e esculturas expostas.


Escultura em boronze.

 A reabertura da exposição, um ano depois do seu fechamento em Porto Alegre, só foi possível através de um financiamento coletivo, o maior já feito no país, que arrecadou pouco mais de um milhão de reais. A expressão queer, do inglês, significa estranho, excêntrico, usada pejorativamente para se referir a homossexuais, mas adotada por movimentos LGBTI para designar comportamentos que não se encaixam em padrões de gênero.


Uma das entradas das Cavalariças do Parque Lage.

Serviço:
Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira
A exposição está aberta à visitação diariamente até o dia 16 de setembro, de segunda a sexta-feira das 12h às 20h. Sábados, domingos das 10h às 17h. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414. A entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário