Por: Daniel Sobral (201505333598)
Há pouco mais de um ano, em agosto de 2017, era inaugurado o mergulhão da Praça Renascença no centro de Niterói. A obra faz parte dos acessos à Ponte Rio-Niterói e foi executada pela Ecoponte, concessionária que administra a via, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Prefeitura de Niterói. A promessa era desafogar o trânsito de coletivos que saiam do centro em direção à Zona Norte e São Gonçalo com a desativação do sinal que ficava no cruzamento da Praça Renascença com a Avenida Jansen de Melo, e no sentido contrário também, para quem chega a Niterói pela Avenida do Contorno (trecho da BR 101).
Mas não é bem isso que se vê, pelo menos no caso de quem tenta chegar a Niterói ou acessar a Ponte pela Contorno. Diariamente, em dois momentos – no rush da manhã e no rush do final da tarde – os congestionamentos chegam a catorze quilômetros, como mostram as imagens do Google Maps desta segunda-feira (03).
Congestionamento até o Shopping São Gonçalo. |
De acordo com a Autopista Fluminense, concessionária que administra este trecho da BR 101, cerca de 100 mil veículos circulam pela via em direção a Niterói diariamente. Mesmo sem o sinal do cruzamento da Praça com a Jansen, o fluxo na Contorno é intenso devido ao afunilamento do tráfego na Praça dos Expedicionários que recebe todo o movimento da Alameda São Boaventura, outros bairros da Zona Norte pela Avenida Benjamin Constant, São Gonçalo e Ilha da Conceição, em apenas três faixas até a bifurcação em direção à Jansen e à Avenida Feliciano Sodré.
Pista da esquerda, sentido Niterói, congestionada. |
Para quem vai pegar a ponte, só neste trecho que o trânsito melhora. |
As duas avenidas também recebem o fluxo de duas das descidas da ponte. Procurada, a Ecoponte não se manifestou sobre futuras medidas para desafogar o trânsito na região.
Video e fotos: Daniel Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário