sábado, 9 de março de 2019

Em debate contra máquina, o homem ainda leva a melhor

Anna Clara Barci Huguenin - 201702206904

A conferência Think 2019 aconteceu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, em São Francisco, Califórnia. O evento é feito pela IBM e tem o intuito de apresentar novas tecnologias e debates, um campo perfeito para pesquisadores e fãs de tecnologia.
No evento deste ano, uma atração chamou atenção. A IBM apresentou a IBM Project Debater, uma IA (Inteligência Artificial) com o propósito de debater com seres humanos. E o projeto não é de hoje: ela já vinha sendo treinada desde 2012.
A máquina tomou os holofotes para si, quando chegou ao palco do Think 2019. Ela foi desafiada a debater com Harish Natarajan, campeão europeu de debate em 2012 e finalista no Mundial de mesma categoria em 2016. O tema escolhido foi “subsídios para a pré-escola”. Tanto Miss Debater (como a máquina foi chamada) quanto Natarajan só tiveram conhecimento do assunto 15 minutos antes do debate. Ela era a favor da proposta, ele, contra.

Para sustentar seu argumento, Miss Debater apoiou-se na ideia de que a pré-escola ajudaria a diminuir a pobreza. Já Natarajan contra-argumentou, dizendo que o desvio de dinheiro para pré-escolas prejudicaria outras áreas sociais. O resultado? Apesar de uma máquina vencer o seres humanos em muitos quesitos, dessa vez a tentativa foi falha. Natarajan venceu com maestria.
Foto: Divulgação/IBM
(Harish Natarajan e IBM Project Debater)

Nenhum comentário:

Postar um comentário